promessa cumprida

Governador Gladson Cameli nomeia 67 novos policiais civis

Cumprindo mais uma promessa de reforço na segurança pública, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, nomeou na tarde desta terça-feira, 9, novos 67 servidores para a Polícia Civil. São 8 delegados, 41 agentes de polícia, 13 escrivães e 5 auxiliares de necropsia, que reforçarão os quadros da instituição a partir dos próximos dias.

Gladson Cameli afirmou que a convocação dos policiais civis foi uma das primeiras cobranças desde que assumiu a chefia do Executivo do Estado. O gestor lembrou ainda do empenho da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e equipe econômica que, mesmo em meio as dificuldades financeiras que o Estado atravessa, e do limite prudencial imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) referente a gastos com pessoal, a parceria assegurou a nomeação com responsabilidade e sem prejuízos à folha de pagamento dos servidores.

Gladson Cameli afirmou que a convocação dos policiais civis foi uma das primeiras cobranças desde que assumiu a chefia do Executivo do Estado Foto: Neto Lucena/Secom.

“Estamos cumprindo a primeira etapa do que prometi aos aprovados no último concurso da Polícia Civil. Lembro muito bem que estes jovens me procuraram em busca de respostas sobre a convocação deles, o que me motivou a encontrar meios para que pudessem se somar à segurança pública do nosso estado. O meu desejo era que todos eles fossem nomeados de uma só vez, mas, infelizmente, isso não está sendo possível. Mas saibam que eu não esqueci dos demais e estamos fazendo de tudo para que muito em breve sejam nomeados também”, salientou o governador.

Cameli fez, ainda, uma menção ao trabalho do secretário da Casa Civil, Ribamar Trindade, elogiando a rotina diária de gerenciar todas as pastas governamentais mantendo uma postura firme e coerente com a legalidade.

Fazer da segurança pública do Acre uma das melhores do país tem sido um desafio encarado com seriedade pelo governador. Aquisição de novas viaturas e equipamentos, bem como a valorização dos servidores estão entre as conquistas alcançadas.

“O meu desejo é fazer da Segurança Pública do Acre uma das melhores do país. Queremos adquirir mais viaturas, equipamentos de ponta e reconhecer os nossos bravos policiais que arriscam suas próprias vidas para proteger a sociedade. Sou um profundo admirador de todos eles e farei o que for possível para reconhecê-los da melhor maneira possível”, explicou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública elencou os benefícios que os novos profissionais trarão a Polícia Civil. Paulo Cezar Rocha dos Santos destacou que os policiais foram capacitados com técnicas modernas de enfrentamento ao crime e estão prontos para cumprirem as mais diversas missões.

“A nomeação destes novos agentes de segurança pública significa maior eficiência no processo de investigação, representações mais qualificadas junto ao Poder Judiciário e representa, consequentemente, prisões de indivíduos que praticam delitos e redução nos indicadores de criminalidade”, observou.

Para o delegado-geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, a chegada de 67 novos profissionais representa um grande reforço no enfrentamento à criminalidade em todo o estado. Segundo ele, esse incremento de servidores vai ser muito significativo para o municípios do interior. Cidades como Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Feijó, Plácido de Castro e Xapuri contarão com a presença constante de delegados. “Essa nomeação representa quase 30% do que está previsto no edital. Com certeza, esses novos profissionais vão fortalecer e muito o trabalho da Polícia Civil. Principalmente no interior do estado, onde grande parte deles irá para os locais que mais precisam de reforço”, frisou.

Novos policiais comemoram nomeação e afirmam estar dispostos a servir a população

Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de nomeação foi restrita e cumpriu todos os protocolos de segurança sanitária e distanciamento social. Representando os novos auxiliares de necropsia, Vânia Lima de Souza disse que o momento representa a coroação de um sonho iniciado há três anos. Ela afirmou estar preparada para exercer suas funções no combate ao crime.

“Esse momento representa a realização de um sonho que iniciamos em 2017 e, graças a Deus, estamos concluindo esta etapa. O sentimento é de muita felicidade e gratidão ao esforço do governador Gladson Cameli. Ao mesmo tempo, assumimos também um papel de grande responsabilidade perante a sociedade acreana. Por isso, a população vai contar com profissionais de excelência porque tivemos uma preparação ímpar e estamos preparados para somar com a Segurança Pública do nosso estado”, argumentou.

O mesmo sentimento também é compartilhado por Yago Cavalcante de Oliveira. Agente de Polícia Civil nomeado, ele elogiou a decisão do governo por continuar investindo na contratação de novos servidores para a Segurança Pública.

“Depois de muita expectativa criada em relação a este concurso, o momento é de muita felicidades para as 67 pessoas que foram nomeadas hoje. A decisão do governador foi muito acertada tendo em vista essa questão da pandemia que acabou atrapalhando os planos do governo em relação a nomeação de todos os nossos colegas de farda. A sociedade pode esperar muito empenho e vontade de servir a população”, expôs.