O governador Gladson Cameli recebeu, nesta segunda-feira, 2, uma delegação da Noruega e a representante residente adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Elisa Calcaterra, para discutir estratégias conjuntas de cooperação. A reunião teve como foco o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, inclusão social e preservação ambiental no Acre.
O governador Gladson Cameli destacou a importância de projetos que valorizem a floresta, as comunidades indígenas e a cultura local. “Desde 2018, quando fui eleito, passei a me aproximar mais das questões indígenas e ambientais, vivendo experiências transformadoras que reforçaram minha paixão pela nossa floresta e cultura. Nosso governo tem investido em eventos culturais e turísticos, como os 23 festivais incluídos no plano de 2023, promovendo pela primeira vez a participação de muitas aldeias indígenas. A floresta é nossa maior riqueza, e nosso compromisso é garantir que ela continue sendo fonte de vida e oportunidade para todos”, afirmou.
Além do governador, participaram da reunião a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), Jaksilande Araújo; o secretário de Meio Ambiente (Sema), Leonardo Carvalho; e o secretário de Empreendedorismo e Turismo (Sete), Marcelo Messias.
A delegação norueguesa contou com a conselheira do Clima e Floresta da Embaixada da Noruega, Ines Marques; a conselheira sênior da Norad, Borghild Tønnessen-Krokan; o conselheiro do Clima e Floresta da Embaixada da Noruega, Ole Bergum; e o oficial de Programas de Clima e Meio Ambiente do PNUD, Gustavo Matsubara. Durante a visita, os representantes internacionais conheceram a Reserva Extrativista Chico Mendes, apoiada financeiramente pelo Programa REM, uma iniciativa conjunta da Noruega e da Alemanha em execução no Acre desde 2012.
Jaksilande Araújo, presidente do IMC, ressaltou a relevância da parceria: “É muito importante a visita da equipe da Embaixada da Noruega e dos representantes da Norad e da NICFI, que são fundos soberanos que apoiam governos empenhados em reduzir o desmatamento. Eles puderam vivenciar de perto como o Acre tem implementado projetos do programa de REDD+ jurisdicional e os esforços para captar recursos que melhorem a vida de quem cuida das florestas.”
O secretário da Sema, Leonardo Carvalho, também reforçou o compromisso do governo: “O governador reafirmou os compromissos assumidos na área ambiental, promovendo sustentabilidade com um olhar atento às pessoas. Queremos harmonizar a política ambiental com o desenvolvimento econômico.”
Ao final, o governo do Acre destacou a relevância de manter o diálogo aberto com instituições internacionais como o PNUD, reiterando sua disposição para construir um futuro mais justo e sustentável.