Governador fala sobre avanços e desafios da gestão, em entrevista

Tião Viana conversou com o jornalista Thiago Rogeh, em entrevista ao vivo, no Bom Dia Amazônia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Tião Viana conversou com o jornalista Thiago Rogeh, em entrevista ao vivo, no Bom Dia Amazônia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

No dia em que encerra a gestão 2011-2014 o governador Tião Viana concedeu entrevista ao jornalista Thiago Rogeh, apresentador do Jornal Bom Dia Amazônia, da TV Acre, afiliada Rede Globo. O governador falou sobre as conquistas desta primeira gestão e os desafios dos próximos quatro anos.

O primeiro tema tratado na entrevista foi a segurança. Tião Viana destacou que o um dos maiores agravantes para este setor é o fato de o Acre estar situado numa região de fronteira, mas observou que o Estado tem enfrentado com determinação o combate à criminalidade e o narcotráfico.

“Nós reduzimos os homicídios em 24% nas áreas de fronteira. Nós temos resistido muito. O Acre é o 16° estado menos violento do país. Tivemos investimentos de R$ 40 milhões na segurança de fronteira, por meio do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira)”, destacou.

Ao tratar sobre saúde, Tião Viana reafirmou seu compromisso de investir ainda mais no setor contratando médicos especialistas. A proposta para o próximo quadriênio é contratar 400 médicos de diversas especialidades. O governador adiantou que já contratou três especialistas ainda neste mandato e reforçou que o apoio do programa Mais Médicos, do Governo Federal, foi essencial para expansão da assistência médica. “Hoje Santa Rosa tem cinco médicos. Antes isso não era possível”, comentou.

A educação também foi destaque, seguida do tema emprego e, posteriormente, industrialização. O governador afirmou que os temas se entrelaçam porque a qualificação é essencial para que o jovem tenha acesso ao seu primeiro emprego e frisou que para isso, o governo investe na oferta de cursos de línguas estrangeiras, cursos técnicos e foi incentivador da implantação de um call center na capital que, com sua instalação em fevereiro, deverá gerar cerca de cinco mil empregos.

“Somos o Estado que, proporcionalmente, os jovens têm mais acesso ao ensino superior. A nossa expectativa é que esses jovens ingressem em suas carreiras, que sejam contratados pelas 75 indústrias que foram criadas somente nesses últimos quatros anos. Somente essas empresas já geraram cerca de 2.500 empregos”, frisou.

Tião Viana concluiu a entrevista felicitando os acreanos pela chegada do novo ano e fazendo votos de saúde, prosperidade e paz para a população.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter