Para avançar ainda mais na área de industrialização da produção rural no Estado e fortalecer a cadeia produtiva o governador Tião Viana e os secretários de Indústria e Comércio e de Produção, Edvaldo Magalhães e Lourival Marques, respectivamente, entregaram dois empreendimentos à comunidade em Mâncio Lima, nesta sexta-feira, 13: a Unidade de Abate de Suínos e o Ponto do Peixe.
A Unidade de Abate de Suínos atende a uma reivindicação de produtores para a criação de um local adequado para abate e congelamento dos suínos. A unidade entregue, de acordo com Edvaldo Magalhães, possuí capacidade de abate de 50 suínos por dia e tem área construída em 730 metros quadrados.
“O Juruá agora pode colocar na merenda escolar os suínos com a entrega dessa Unidade de Abate de Suínos. Isso pode multiplicar a economia desta região daqui”, celebrou o governador Tião Viana
Para a construção do local foram investidos, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), R$ 800 mil nas obras e equipamentos.
Magalhães ressaltou que o local será um ponto de referência não apenas para a região do Juruá, que inclui os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, mas, também para o Baixo Juruá, região que incluiu municípios do Amazonas que estão próximos ao Acre.
“Nós temos aqui a garantia de que quem produz suíno em toda essa região, não terá mais dificuldades com o abate porque essa unidade tem capacidade de atender a demanda, com inspeção estadual e, portanto, garantindo a sanidade animal e a saúde de quem vai consumir essa carne. Estamos distribuindo emprego e renda com esses investimentos”, completou o secretário de Indústria e Comércio.
O local será administrado por Tarcísio Benevides, que representa a sociedade de produtores de suínos do Juruá. Benevides revelou que a data de entrega do empreendimento marca um momento importante para os associados.
“A sociedade esta pronta para trabalhar aqui e queremos muito agradecer ao secretário Edvaldo Magalhães e ao Governo do Estado por isso. Só temos a agradecer e estamos preparados para fazer o melhor possível”, declarou Tarcísio Benevides.
Parlamentares ressaltam importância da industrialização no Acre
A deputada Perpétua Almeida festejava a conquista da entrega da Unidade de Abate e do Ponto de Peixes por ter sido uma das parlamentares mais atuantes na designação de emendas para auxiliar os trabalhadores beneficiados pelos empreendimentos.
O senador Aníbal Diniz frisou que a unidade de suínos será um incentivo anda maior para que os produtores da região aumentem sua produção e ganhe cada vez mais espaço no mercado no Acre.
Piscicultores têm meta de expansão de pescado para 2014
Além dos produtores de suínos, outra categoria que foi beneficiada com mais investimentos foi a de piscicultores. A região do Vale do Juruá tem forte potencial no setor de criação e produção de pescado e tem também uma das maiores e melhor estruturada associação de produtores de peixes: a CooperPeixes.
Nesta sexta-feira, 13, os cooperados comemoraram a entrega do Ponto de Peixe. A solenidade aconteceu na sede do Ponto de Peixe, local onde será vendido e armazenado o pescado.
O secretário Lourival Marques observou que com o espaço que tem adequações para atender as necessidades dos piscicultores está havendo o fortalecimento da atividade dos piscicultores.
“Esses piscicultores cooperados acreditam que o Acre pode dar certo com a piscicultura. Eles se juntaram e inscreveram o projeto, com apoio do Governo, no BNDES -Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social e esse projeto foi contemplado. Hoje inauguramos a sede e fazemos a entrega de equipamentos para esses piscicultores”, explicou o secretário de Produção.
Lourival Marques observou que com esses investimentos o Governo do Acre consegue dar suporte a cadeia produtiva do peixe.
O presidente da CooperPeixes do Vale do Juruá, Márcio Bernardo, disse que a solenidade representava muito mais que uma inauguração do centro de processamento e evisceração de peixe. “Estamos aqui também para a entrega oficial de equipamentos que fazem parte de um sonho que iniciou em 2003, quando ainda éramos a Associação Manciolimense de Piscicultores”, declarou o presidente da cooperativa.
Márcio Bernardo explicou que no Ponto do Peixe será feita a venda, evisceração e tratamento do peixe para a comercialização. “Nós tínhamos em 2003 uma produção de três toneladas por ano, chegamos a 100 toneladas agora e para 2014 a nossa meta é chegar as 200 toneladas. Essa produção aqui em Mâncio Lima é apenas dos cooperados”, comentou Bernardo.
Sansão Nogueira de Sena, piscicultor e presidente da Central de Cooperativas de Piscicultores do Vale do Juruá, lembrou que anos atrás os piscicultores já enfrentaram muitas dificuldades para atuar no setor.
“É assim que o produtor quer o Estado, os parlamentares: braço forte, braço parceiro. Nós temos coragem para trabalhar, determinação e organização nós temos. E uma coisa principal, nós temos fé. Sonhamos cinco anos com esse projeto. Nunca deixamos de acreditar. Acreditando, sonhando, trabalhando e fazendo parcerias é que a gente vence”, declarou Sansão Nogueira.
O presidente da Central de Piscicultores enfatizou ainda que, em seu conhecimento, não há em Estado algum, além do Acre, um programa de piscicultura que tenha a força e a ousadia do que vem sendo executado no Estado pelo Governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). “Hoje o piscicultor tem certeza de que seu trabalho, seu esforço, seu suor e dedicação será reconhecido”, concluiu o presidente da central.
Ruas do Povo em Mâncio Lima – O governador Tião Viana fez, ainda em Mâncio Lima, uma vistoria nas obras do programa Ruas do Povo que está sendo executada pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
“Temos mais de 70 ruas sendo concluídas na bela Mâncio Lima. Isso representa um ganho em qualidade de vida e saúde para essas famílias. Estamos fazendo um sistema básico integral para dar melhor infraestrutura para essa comunidade”, finalizou Tião Viana.