A Associação dos Servidores da Caixa Econômica Federal do Acre foi criada em 1989. Três anos depois, foi adquirida a propriedade localizada no km 3 da BR-364, em Rio Branco. Eles investiram no local que se tornou a referência para o lazer dos servidores, mas, como muitas áreas na capital acreana, ainda não tinham o título de propriedade.
Em solenidade, realizada na manhã desta quinta-feira, 24, o governador Tião Viana confirmou a regularização da localidade, entregando o título de concessão de direito real de uso à associação.
O evento na Casa Civil foi acompanhado por diversos servidores da Caixa, parlamentares, assessores e secretários de Estado. “É o fim da insegurança jurídica, a oportunidade de fazer investimentos concretos, de ficar um bem para a instituição, para a entidade”, diz o governador Tião Viana.
A notícia foi comemorada pelos servidores que acompanharam a assinatura do documento. “Agora, com essa titularização, podemos dizer que somos os donos da terra, do espaço, e isso é um legado que vai ficar para as futuras gerações dos empregados da Caixa”, diz Josemir Canizo, presidente da Associação dos Servidores da Caixa Econômica Federal no Acre.
A previsão é de que mais dois mil novos títulos definitivos sejam entregues nos próximos dois meses. Além das propriedades dos moradores de áreas irregulares, clubes, igrejas e outras entidades e instituições devem ter a situação regularizada por meio do programa do governo do Estado. “Nós temos até o fim do ano para entregar outros 100 títulos e intensificar [a entrega] para entidades e associações sem fins lucrativos, que fazem um trabalho com a sociedade”, conclui Glenilson Figueiredo, diretor-presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre).
Galeria de imagens