Governador entrega ônibus escolares e autoriza construção de 16 escolas indígenas

Ônibus escolares irão melhorar o transporte dos alunos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Ônibus escolares irão melhorar o transporte dos alunos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em municípios da Amazônia em que a maioria da população mora na zona rural, chegar à escola pode ser um grande desafio. Na Escola Estadual Iris Célia Cabanellas Zannini, em Assis Brasil, fronteira com o Peru, já aconteceu de alunos faltarem às aulas por vinte dias por falta de transporte escolar adequado para enfrentar os ramais em dias de chuva. É para deixar esse tempo no passado que o governador Tião Viana e sua equipe de governo fizeram um esforço para conseguir, junto ao Ministério da Educação, através do Programa Caminho da Escola, 92 ônibus escolares, alguns com tração nas quatro rodas e outros com acesso para cadeirantes. Nesta segunda-feira, 19, o município recebeu quatro unidades para auxiliar nessa tarefa nobre de transportar as crianças das comunidades até as salas de aula.

“Nós sempre tivemos muitos problemas em relação ao transporte escolar. Temos aulas em três turnos e trabalhamos com cerca de 300 alunos, que enfrentam dificuldades imensas para chegar até a escola. Muitas vezes os alunos perdem conteúdo e a escola não tem outras estratégias para reparar essas perdas, e isso tem prejudicado nosso desempenho na avaliação do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]”, comentou a professora Ivanir de Oliveira.

O governador Tião Viana explicou que a ação só foi possível com o empenho da presidente. “Aqui é a ajuda da presidente Dilma e do governo do Acre aos municípios. Nós fomos lá em Brasília, pedimos apoio e o resultado é este: 92 ônibus que atendem à mudança da qualidade do transporte escolar no Acre todo. Onde olhamos hoje vemos ônibus passando, transportando os nossos alunos com qualidade, segurança e conforto, com tração na rodas, tudo para fortalecer nossa educação”, declarou.

Tião Viana e comunidade escolar comemoram anúncio da construção de 16 escolas indígenas em Assis Brasil (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana e comunidade escolar comemoram anúncio da construção de 16 escolas indígenas em Assis Brasil (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O prefeito Humberto Filho agradeceu o esforço do governo. “Nós sabemos das dificuldades por que que passa o país com a crise mundial. O povo de Assis Brasil está contemplado. Estamos saindo de uma situação em que os alunos andavam de Toyota para andar em ônibus traçado e o programa Ramais do Povo.”

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, foram os ônibus adquiridos através do Programa Caminho da Escola, num investimento de aproximadamente R$ 21 milhões. Os veículos foram distribuídos entre 13 municípios. Os que não foram contemplados por essa ação já haviam sido beneficiados diretamente pelo governo federal. O programa é voltado para os municípios, mas, com a articulação do governador Tião Viana e da bancada federal, o Ministério da Educação, sensibilizado, firmou convênio para garantir os veículos e melhorar o transporte escolar.

“A obrigação da minha geração política é proporcionar para as novas gerações do Acre boas condições de estudo”, destacou o senador Aníbal Diniz (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“A obrigação da minha geração política é proporcionar para as novas gerações do Acre boas condições de estudo”, destacou o senador Aníbal Diniz (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Compromisso do Senado – “A obrigação da minha geração política é proporcionar para as novas gerações do Acre boas condições de estudo. E hoje o governo se faz presente com os ônibus escolares e anúncio de novas escolas, demonstrando compromisso total com a educação e com o município. Tenho certeza de que, com a atenção que o governo tem dado à Educação, nós teremos um futuro bem melhor”, disse o senador Aníbal Diniz, que acompanhou toda a agenda do governador Tião Viana no Alto Acre e tem se empenhado em Brasília para garantir todo o apoio necessário a uma boa gestão estadual.

O deputado estadual Geraldo Pereira aprova a ação de governo. “Assis Brasil está  de parabéns porque o governador Tião Viana está olhando e sempre olhou com muito carinho para esta população. Hoje o governo veio anunciar a construção de novas escolas, a entrega de tablets e de ônibus escolares, e isso demonstra o compromisso que esta gestão tem com a educação e com os municípios.”

Mais 16 escolas indígenas serão construídas

Para contemplar os povos manchineri e jaminawa, o governador Tião Viana assinou ordem de serviço para a construção de mais 16 escolas indígenas em Assis Brasil. A educação escolar está presente em todas as aldeias das quatro terras indígenas. São, ao todo, 25 escolas e 37 professores, que atendem 477 alunos das duas etnias. Em 2007 o governo do Estado construiu duas escolas padrão com cinco salas de aula para o atendimento dos alunos dos segundo segmento do ensino fundamental. Já em 2012 foram construídas mais duas unidades escolares.

“As crianças indígenas têm tanto direito de estudar quanto as demais, e isso tem que acontecer em condições de igualdade, para que elas tenham o mesmo tratamento. E esse ensino é diferenciado por respeitar e preservar a língua indígena falada em cada etnia”, disse o secretário Daniel Zen.

O assessor do governo para Assuntos Indígenas, Zezinho Kaxinawá, ressaltou o compromisso com os índios. “As escolas vão atender todos os povos e terras indígenas desta região. As comunidades estão sendo contempladas. Essa é uma demanda antiga das lideranças, e o governador Tião Viana tem demonstrado um carinho especial em atenção aos povos indígenas”, comentou.

Professores do ensino médio recebem tablets

Tablets serão usados por professores do ensino médio (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tablets serão usados por professores do ensino médio (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana e o secretário de Educação, Daniel Zen, entregaram os tablets para os professores do ensino médio em Assis Brasil. Na primeira etapa do programa serão envolvidos 2.411 professores que estão em salas de aulas do ensino médio, abrangendo 134 escolas. Os recursos são provenientes do Plano de Ações Articuladas (PAR) e totalizaram R$ 857 mil.

A inclusão digital tem sido uma preocupação dos governos da Frente Popular – um exemplo é o programa Floresta Digital, além da distribuição de netbooks para os alunos do ensino médio. A ação de entrega de tablets faz parte do programa Educação Digital, que tem como objetivo instrumentalizar e formar professores e gestores das escolas públicas brasileiras para o uso interativo das tecnologias de inclusão digital no processo de ensino-aprendizagem.

Os tablets são equipados com conteúdos educacionais, aplicativos de comunicação e interação, portais educacionais do Ministério da Educação, publicações especializadas, ferramentas de edição de imagens e outros.

Galeria de imagens 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter