O sistema penitenciário registrou avanços importantes nesta segunda-feira, 30, e contou com a presença do governador Gladson Cameli em três ações que reforçam o comprometimento do Estado com a ressocialização daqueles que cumprem pena nas unidades prisionais. Cameli participou da entrega da conclusão da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco e do recebimento de sete veículos para o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
A nova unidade feminina conta com um bloco de vivência coletiva, contendo 14 celas, solário, área de vivência, cela acessível, sala multiuso, parlatório e sala de controle. São 54 novas vagas e, ao todo, o investimento foi de R$ 1.231.044,59, com recursos provenientes dos governos estadual e federal.
O Iapen, a Secretaria de Estado de Obras Públicas do Acre (Seop) e a Caixa Econômica Federal foram os executores desses recursos. As mudanças refletem na melhoria das condições estruturais, garantem mais segurança no ambiente laboral, garantindo a eficiência do trabalho desenvolvido pelo Iapen em todo o estado.
O governador Gladson Cameli destacou que essas ações humanizam o serviço prestado pelo Iapen à sociedade. “Devemos procurar o lado positivo em qualquer situação que a vida nos apresenta. Entendo que uma pessoa que tenha cometido um erro, por pior que seja, tem o direito à oportunidade de correção, para seguir em frente. É nesse sentido que concluímos a unidade penitenciária feminina”, destacou.
O chefe do Executivo frisou, ainda, que esta é uma melhoria que vai impactar diretamente a vida dos servidores do Iapen. Em seu discurso, fez questão de agradecer a cada um daqueles que se dedicam à segurança do estado, além da equipe governamental como um todo, que se empenhou em cada detalhe dessas obras e entregas e se disse grato. Além disso, ele, mais uma vez, agradeceu à parceria do governo federal, que tem sido imprescindível para ações de grande impacto em todo o estado.
“Cada uma dessas mulheres têm uma vida fora daqui. São mães, esposas, filhas, profissionais, que cometeram erros e estão pagando seus débitos com a sociedade, e precisam retomar suas vidas. Por isso, como representantes do poder público, temos a responsabilidade de dar as melhores condições para que essa reintegração social aconteça da melhor maneira possível”, pontuou.
O presidente do Iapen, Marcos Frank, disse que a gestão tem feito articulações importantes para a melhoria do sistema penitenciário.
“Se trata de garantir a dignidade aos apenados e também aos servidores, na medida em que se proporciona um melhor ambiente de trabalho. A gente visitou a Secretaria Nacional de Políticas Penais, onde também nos foi garantido um repasse fundo a fundo na faixa de R$ 1,2 milhão, que deverá ser investido na reforma do bloco multiprofissional”, adiantou.
Maria José Souza, diretora da unidade feminina, ressalta que as novas vagas desafogam a lotação da unidade. Ao todo, segundo ela, 160 mulheres cumprem pena na unidade.
“Aumenta a segurança até pra gente, porque vamos ter menos presas para conduzir e conseguimos acompanhar melhor”, completa.
Paulo Renato Dantas, chefe de Departamento de Infraestrutura do Iapen, explicou que todo o prédio foi pensado de maneira moderna.
“A gente está entregando um novo bloco de vivência coletiva, que tem uma arquitetura moderna, nova, que vai atender às necessidades atuais da unidade e também entregamos aqui três novas guaritas elevadas que fecham o controle de perímetro. Na Unidade de Segurança Máxima Antônio Amaro Alves fizemos uma reestruturação na parte de segurança. As celas tiveram novos reforços estruturais e foi feita uma pintura e reparo da parte elétrica e hidrossanitária completa”, pontuou.
A Seop fiscalizou todas as intervenções feitas na unidade. O titular da pasta, Ítalo Lopes, explicou como tem sido essa parceria com os demais órgãos do Estado:
“A Seop tem um papel muito importante, fundamental, determinado pelo governador, de levar instrumentos públicos de qualidade e também acelerar a utilização de recursos federais. Aqui a gente tem um recurso que é garantido por meio de um convênio, e a Secretaria de Obras fiscalizou essa execução. Nossos engenheiros acompanharam toda a obra junto com a equipe técnica do Iapen e conseguimos concluir, inclusive, um convênio, que vale a pena registrar, era de 2009, que outras gestões tiveram dificuldade de executar. Estamos também trabalhando em conjunto com a equipe do Iapen para fazer a entrega de um bloco administrativo muito em breve. Também fizemos algumas intervenções no Amaro, que foi um pedido da direção. Então, são várias intervenções em conjunto com a Segurança Pública, buscando prestar um serviço da melhor qualidade”.
Na oportunidade, o governador também recebeu das mãos de uma reeducanda a bandeira do Acre e um chinelo, produtos confeccionados pelos detentor do estado.