A doméstica Maria de Fátima da Silva Barroso, 43, não conteve as lágrimas ao ter, em mãos, o título definitivo do terreno que possui próximo à praça principal de Assis Brasil. É lá onde ela sonha construir uma casinha para viver com os dois filhos e se livrar do aluguel. O documento vai garantir acesso ao crédito bancário para a construção do imóvel.
Mais que um documento, o título de propriedade de um imóvel significa a segurança da posse, a garantia para os familiares e o acesso a benefícios como financiamentos bancários. Entendendo a importância da regularização fundiária urbana e rural, o governador Tião Viana entregou nesta sexta-feira, 14, mais de 700 títulos para moradores de Assis Brasil (600) e de Vila Quixadá (162), em Brasileia.
Seu Joatan Conegundes de Araújo, 90, tem muitas histórias pra contar. Mora na região há 60 anos, quando ela ainda era o Seringal Paraguaçú, depois virou uma vila, “e hoje é isso aqui que estamos vendo. Eu estou muito feliz com o título definitivo porque é uma garantia que a terra é nossa mesmo. Agradeço muito ao governador Tião Viana”, diz o aposentado, vindo do Rio Grande do Norte, que além de cortar seringa entre os varadouros da floresta amazônica, passou oito meses na Itália durante a Segunda Guerra, mas não chegou a ir pra linha de frente da batalha.
Segundo o diretor presidente do Instituto de Terras do Acre, Iteracre, responsável pelo trabalho de regularização fundiária, Glenilson Figueiredo, em Assis Brasil serão tituladas mais de 3,5 mil propriedades. Nesta primeira etapa o pelotão florestal ajudou no cadastramento dos imóveis. O governo não cobra as taxas referentes à titulação, e cabe ao beneficiário apenas averbação em cartório.
Em Brasileia foram beneficiadas 162 famílias com o título da terra, todas da Vila Quixadá, distante cerca de vinte quilômetros da sede do município. Agora os proprietários podem acessar também financiamentos voltados para a produção agrícola, melhorando a produção e trazendo tecnologias para o campo.
A boa nova foi dada pelo governador Tião Viana. “Já destinamos R$ 50 milhões para o programa Ramais do Povo, que vamos iniciar no próximo ano, e a Vila vai entrar também no programa Ruas do Povo, para garantir que a comunidade tenha uma boa infraestrutura em suas ruas”, anunciou.
Os deputados Astério Moreira, Denilson Segóvia, Elson Santiago, presidente da casa, e Geraldo Pereira, acompanharam a entrega dos títulos. “Nós demos legalidade ao governador, aprovando esse projeto na Assembleia Legislativa e temos certeza que foi uma decisão acertada, porque nós vemos no rosto do povo a satisfação com o trabalho”, comentou Segóvia.
Galeria de imagens