Nesta quinta-feira, 9, o governador Tião Viana e sua equipe de governo apresentam, em solenidade em frente ao Palácio Rio Branco, maquinário e os implementos agrícolas que estarão disponíveis para agricultores realizarem a colheita de milho no Baixo e Alto Acre.
Com uma produção recorde de milho prevista para este ano no estado, o governo vai apoiar os agricultores para a colheita, estimada em 50 mil toneladas, com mecanização. Por meio de edital, a Secretaria de Estado de Agropecuária (Seap) está realizando a habilitação de pessoas físicas ou jurídicas para o recebimento dos serviços.
As ações serão para destoca, preparo de solo, plantio, colheita, recuperação de pastagens, manutenção de açudes, acessos às propriedades e transporte de máquinas, o que vai contribuir na reordenação da cadeia produtiva do milho.
Os interessados deverão se inscrever com o preenchimento de formulário padrão, disponível na sede da Seap em Rio Branco para os municípios da Regional do Baixo Acre e em Brasileia para as cidades da Regional do Alto Acre, conforme informado no edital publicado no Diário Oficial do Estado no dia 7. O prazo para as inscrições é até 17 de março.
Os selecionados pelo edital terão que dar uma contrapartida financeira, que será destinada ao Fundo Agropecuário Estadual (Funagro). Esses recursos irão para a manutenção dos serviços prestados e para o desenvolvimento de políticas de incentivo ao agronegócio comercial em todo o estado.