Governador entrega 558 títulos de concessão de direito real de uso aos moradores do Caladinho

Governador entrega Título de Concessão de Direito Real de Uso a professora Rosângela Mota (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Governador entrega Título de Concessão de Direito Real de Uso à professora Rosângela Mota (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Após seis anos morando no Caladinho, a comunidade que surgiu de uma invasão de terras, a professora Rosângela Mota e outras 557 famílias podem celebrar o novo começo de suas histórias nesta quinta-feira, 14, ao receber das mãos do governador Tião Viana o Título de Concessão de Direito Real de Uso.

“Por muitas vezes eu ouvi das pessoas que o título entregue pelo governador Tião Viana no ano passado [em agosto] não tinha validade, que era balela do governador Tião, que era uma estratégia política, e hoje a gente vê que o governador honra aquilo que fala. Ele não é pessoa de duas palavras. Quando ele falou que ia nos honrar com esse título, que iria arrumar nosso bairro, e hoje a gente vê a luz no fim do túnel, a gente acredita”, disse Rosângela.

A professora participou da solenidade simbólica de entrega dos documentos, que aconteceu na Casa Civil, na manhã desta quinta-feira, 14, e contou com a presença de moradores do Caladinho, do prefeito Marcus Alexandre e dos deputados Élson Santiago, presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Astério Moreira, Edvaldo Souza, Jamyl Asfury, Lira Morais, Walter Prado, e dos vereadores Raimundo Vaz e Antônio Morais.

O governador Tião Viana afirmou que com este ato de entrega dos títulos o governo coloca fim às dúvidas que surgiram durante o processo eleitoral, quando opositores ao governo disseram que o ato era de caráter político, quando na verdade é uma ação de governo em prol das famílias que viviam em terras não regularizadas.

“A ação deste governo é uma busca pela dignidade e respeito a essas famílias. Aqui está sendo consolidado o trabalho do Iteracre [Instituto de Terra do Acre]. Agora essas famílias, pagando a taxa mínima, vão ao cartório e fazem o registro do documento que foi entregue pelo Iteracre”, acrescentou o governador.

{xtypo_quote_right}Eu agradeço a Deus pelo governador nos ter dado esse título{/xtypo_quote_right}Wellington Correia da Silva mora no Caladinho há cerca de cinco anos, local onde cria seus filhos e vive com a esposa. Ele conta que enfrentou momentos difíceis logo que chegou à comunidade.

“Eu agradeço a Deus pelo governador nos ter dado esse título. Para mim isso é uma honra. Eu não tinha onde morar, mas hoje agradeço a Deus porque posso dizer que tenho um título definitivo da minha casa, do meu terreno. Agradeço ao governador porque ele tem batalhado por nós, e com esse título teremos a certeza de que somos o proprietário daquelas terras. Não tem mais como ninguém chegar lá e dizer que não somos donos daquelas terras”, comemora o morador.

O deputado estadual Edvaldo Souza, que sempre utilizou seu mandato na luta para que a área do Caladinho fosse regularizada, esclareceu que o título real do uso da posse é a primeira fase da titulação.

“Esta fase está terminando agora com o registro cartorial dos documentos, que no Direito se chama Ato Jurídico Perfeito. Desde agosto a terra é dos moradores do Caladinho, deixou de ser invasão para ser um bairro. A área foi desapropriada, projeto aprovado na Aleac, tudo dentro da legalidade. Essa solenidade é apenas no tocante ao registro cartorial pa ra dizer que eu sempre tive a boa intenção,m e o governador, a decência, a coragem e acima de tudo o sentimento de defender as pessoas do Caladinho”, declarou.

Governador entrega 558 títulos a moradores do Caladinha e anuncia investimentos para o bairro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Governador entrega 558 títulos a moradores do Caladinho e anuncia investimentos para o bairro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, afirmou que para os servidores do órgão é uma felicidade ver a concretização do trabalho de sua equipe. “A comunidade terá condições de ter qualidade de vida”, completou.

A urbanização do Caladinho

Durante o ato, Tião Viana anunciou a construção de uma escola para atender 1.000 alunos entre o 1° e o 5° anos. O governador explicou que a escola será construída pelo governo do Estado, mas ficará sob a administração da prefeitura de Rio Branco.

Além disso, também foram anunciados investimentos da ordem de R$ 14,7 milhões para ações de pavimentação de 46 vias públicas, drenagem e rede de esgotamento sanitário. “A previsão é de que até julho comecem as ações na comunidade, que devem ser concluídas até 2014”, complementou o governador.

{xtypo_rounded2}

O que eles disseram

Marcus Alexandre

{xtypo_quote}Esse é um dia muito especial. Lembro quando disseram que esse documento não era real. Mas aqui vemos que estamos celebrando a verdade que foi dita pelo governador Tião Viana. A próxima vez que vocês ouvirem um barulho de máquina no bairro será o ronco dos motores iniciando a urbanização do Caladinho{/xtypo_quote}

Lira Morais

{xtypo_quote}Um bairro tão novo e, graças ao trabalho do governo, esta legalizado. Isso mostra que vocês, moradores, têm o respeito e a atenção do governador e de seu governo{/xtypo_quote}

Astério Moreira

{xtypo_quote}Aqui se desfaz uma mentira criada por pessoas de má-fé que disseram que o governo estava agindo de forma eleitoreira. Isso mostra que todos os atos do governador Tião e de sua equipe eram pautados pela verdade. Este é um governo que trabalha pelo povo e esta é uma demonstração disso{/xtypo_quote}

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter