Um dos maiores problemas da Amazônia é a regularização fundiária. Para vencer este desafio o governador Tião Viana tem promovido uma grande revolução, regularizando milhares de propriedades em todos os municípios acreanos. Nesta quinta-feira, 19, foram entregues 400 títulos de domínio aos moradores do Bairro Jardim Primavera, em Sena Madureira.
“Há 11 anos esta área não tinha estrutura alguma e hoje nós temos um bairro constituído, com ruas, saneamento, títulos. Tudo isso faz parte da cidadania das pessoas. Regularização fundiária é a constituição de um direito fundamental” Governador Tião Viana
Francisco Alves, morador, resumiu o sentimento da comunidade: “Quando cheguei aqui, essa rua era apenas um ramal. A lama e o mato tomavam conta. E hoje nós temos asfalto, temos água na torneira e um título do terreno na mão. Agora eu, que recebo um salário mínimo de pensão, vou poder ir ao banco e financiar a reforma da minha casinha”.
“Muitos moradores não acreditaram no trabalho que começamos a fazer na regularização fundiária, encontramos dificuldades com muitos imóveis fechados. Hoje estamos aqui chegando à marca de 11,4 mil títulos entregues”, disse o presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Glenilson Figueiredo.
A deputada Marileide Serafim acompanhou a entrega de títulos. “Esse é um dos projetos do governo do Estado, que passou pela Assembleia Legislativa, e eu tive o prazer de aprovar um trabalho como este, que é libertador para os moradores de Sena Madureira”, comentou.
“Nós estamos invertendo a lógica. Há alguns anos o governo trabalhava apenas para os grandes. E os pequenos ficavam esquecidos. Para mim o título de domínio é a certidão de nascimento do terreno”, disse o assessor especial do Governo, Raimundo Angelim.
“Sena Madureira reconhece e agradece o apoio e o trabalho que o governador Tião Viana tem desenvolvido na nossa cidade”, ressaltou o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino.