Governador empossa Marcelo Minghelli na Secretaria de Ciência e Tecnologia

O governador Tião Viana deu posse a Marcelo Minghelli como secretário de Ciência e Tecnologia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana deu posse a Marcelo Minghelli como secretário de Ciência e Tecnologia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com o desafio de fazer com que a área de tecnologia se transforme em realidade e referência no Acre, o governador Tião Viana deu posse a Marcelo Minghelli como secretário de Ciência e Tecnologia. A cerimônia aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12, na Casa Civil.

“É preciso construir uma estrada para o conhecimento porque a sociedade hoje é do conhecimento. Então, ciência e tecnologia devem ser sempre palavras virtuosas, altivas, fortes, um guia na vida da juventude. É isso que o governo quer”, afirmou o governador.

Tião Viana disse que o secretário recém-empossado tem excelente qualificação profissional e visão educacional, cientifica e tecnológica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana disse que o secretário recém-empossado tem excelente qualificação profissional e visão educacional, cientifica e tecnológica (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana disse que o secretário recém-empossado tem excelente qualificação profissional e visão educacional, cientifica e tecnológica que ajudaram na construção do ensino profissional no país ao atuar como reitor do Instituto Federal do Acre (Ifac).

“Tenho certeza de que ele está pronto para levar esse desafio para atuar junto com o professor Pascoal, diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa, e também com a Embrapa e a Fundação de Tecnologia do Acre. As expectativas são muito boas e vamos avançar muito”, completou Tião Viana.

Empoderar o povo com o conhecimento

“Precisamos ir por etapas. A primeira posição que precisamos tomar é investir na formação do corpo técnico-cientifico capaz de gerir a produção de conhecimento no Estado", disse Minghelli (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Precisamos ir por etapas. A primeira posição que precisamos tomar é investir na formação do corpo técnico-científico capaz de gerir a produção de conhecimento no Estado”, disse Minghelli (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Minghelli diz que o desafio se inicia pelo fato de ter que começar uma nova estrutura e, de acordo com o secretário, o processo na área de ciência, tecnologia e inovação sempre são longos.

“Precisamos ir por etapas. A primeira posição que precisamos tomar é investir na formação do corpo técnico-científico capaz de gerir a produção de conhecimento no Estado. Aumentar as capacidades que nós já temos e, também, atrair maiores investimentos. Isso com a formação do povo acreano, não só com a importação de doutores. Essa é a principal atividade que nós queremos dar”, adiantou o secretário de Ciência e Tecnologia.

Minghelli revelou que a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECT) já surge com um Centro de Vocação Tecnológica (CVT) do Bambu, simbolicamente instalado no município de Xapuri. Mas, a SECT já tem projeto para instalar outro CVT em Sena Madureira que deve atuar na área de agroecologia.

Parlamentares acreditam no potencial tecnológico e científico do Estado

Denílson Segóvia afirmou que acredita no potencial que o Acre tem para ganhar espaço na área de ciência e tecnologia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Denílson Segóvia afirmou que acredita no potencial que o Acre tem para ganhar espaço na área de ciência e tecnologia (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A solenidade contou com a presença do deputado federal Sibá Machado e dos deputados estaduais Denilson Segóvia e Jonas Lima, também de secretários de Estado e ainda, do reitor eleito da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoro Kimpara, o reitor do Ifac, Breno Silveira; diretor da Fundação de Amparo à Pesquisa, Pascoal Muniz.

Denílson Segóvia afirmou que acredita no potencial que o Acre tem para ganhar espaço na área de ciência e tecnologia e ressaltou que a pasta que Minghelli assume surge justamente para pensar em grandes projetos para o Estado. Projetos que, de acordo com o deputado estadual, visam o bem da população do Acre.

“O Acre, da Amazônia, pode ser agora a grande articulador na área de ciência e tecnologia", disse Sibá Machado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“O Acre, da Amazônia, pode ser agora a grande articulador na área de ciência e tecnologia”, disse Sibá Machado (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Sibá Machado, deputado federal que tem utilizado seu mandato para apoiar a educação tecnológica e científica, ressaltou que Minghelli tem auxiliado o Acre em Brasília no apoio a dois projetos que foram apresentados na capital federal, um deles é o projeto que trata da criação do Novo Código da Ciência no Brasil, que visa reformular a legislação brasileira para esta área.

“O Acre, da Amazônia, pode ser agora a grande articulador na área de ciência e tecnologia. Esse é um ganho que a Amazônia vai ter e que o Acre vai ser um grande campeão com a criação desta secretaria. A equipe que temos aqui e pela experiência que o Marcelo tem tenho certeza que vamos avançar”, concluiu Sibá Machado.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter