Governador empossa 302 professores efetivos

Concurso preencheu 416 vagas na a rede pública de ensino

novos_professores_foto_sergio_vale_4.jpg
novos_professores_foto_sergio_vale_5.jpg

Governador Tião Viana lembrou do esforço que o governo da Frente Popular faz para honrar os funcionários públicos com pagamentos em dia, formação continuada e condições de trabalho (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Silvana Camargo trabalhava com paisagismo em São Paulo e resolveu mudar para a floresta amazônica, escolhendo o Acre como endereço. Queria sair da metrópole paulista. Após três anos de contratos provisórios na Educação, ela e mais 301 colegas assinaram hoje, na presença do governador Tião Viana, o termo de posse no concurso para professor efetivo da rede pública estadual. Ao todo, serão 416 novos profissionais que ingressam no Estado esta semana para reforçar o quadro de professores. Hoje tomaram posse os candidatos aprovados que serão lotados em Rio Branco, Acrelândia, Senador Guiomard, Plácido de Castro, Bujari e Porto Acre.

“Agora, quando chegar o fim do ano, eu não terei mais a preocupação de saber se consigo ou não renovar o contrato. É mais estabilidade. Fico muito feliz em poder estar na sala de aula”, disse Silvana.

O último concurso público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva disponibilizou 800 vagas, das quais 416 foram preenchidas e 384 candidatos foram aprovados para o cadastro. O concurso vai atender as áreas de artes, biologia, educação física, filosofia, física, geografia, história, línguas portuguesa, espanhola e inglesa, química, sociologia e pedagogia, para professores das séries iniciais.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, o concurso surgiu da necessidade de preencher as vagas para professores surgidas com a construção de novas escolas e ampliação do atendimento na rede pública. Entre 2007 e 2010 foram inauguradas 35 escolas urbanas, 16 rurais e 13 indígenas, além de reformas e ampliações, que somam R$ 99 milhões em investimentos.

“São profissionais que chegam para reforçar o nosso time de professores, que são quase 11 mil em todo o Estado e representam a certeza de que não faltarão professores nas salas de aula”, disse o secretário.

O governador Tião Viana, presente ao evento, parabenizou os profissionais e lembrou do esforço que o governo da Frente Popular faz desde 1999 para honrar os funcionários públicos com pagamentos em dia, formação continuada e condições de trabalho.

“Os professores entram no Estado com um salário inicial de R$ 1.675 e vão encontrar escolas padrão para lecionar. Mas o mais importante é homenagear estes professores como profissionais que serão a base para a construção de futuro, para a formação de líderes. Hoje nós somos um Estado que tem 98% de seus professores com formação superior, enquanto em São Paulo, o Estado mais rico do Brasil, esse índice é de 48%. Estamos de mãos dadas nessa caminhada pela qualidade, pela formação e para superar os desafios que ainda existem”, destacou o governador.

A professora Íris Célia Cabanelas Zanini, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), emocionou os presentes ao falar dos prazeres que a profissão de professor proporciona. “No ensino fundamental só nós temos a felicidade de ver as crianças entrar no mundo das letras e participar quando elas descobrem uma palavra. Esse é o maravilhoso espetáculo da vida. E depois, mais tarde, podemos ver um adolescente dormir na cadeira durante a aula. Se nós tivermos a capacidade de compartilhar as ilusões, as desilusões e as conquistas com os nossos alunos, teremos visto a maravilha da vida e por eles seremos sempre lembrados”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter