Governador em exercício acompanha etapa final das obras do Into

As obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), que será a primeira unidade de referência da Região Norte especializada em tratamento de lesões ortopédicas, encaminha-se para a etapa final. O governador interino, Ney Amorim, esteve na manhã desta quinta-feira, 16, acompanhando os avanços da obra, a dimensão da área e toda a modernidade que confere qualidade à unidade. A visita foi acompanhada pelos deputados estaduais Leila Galvão e Raimundinho da Saúde.

A obra, que obteve investimentos superiores a R$ 30 milhões, já apresenta quase 90% de área física construída, com conclusão e entrega previstas para este ano. “Esta é uma obra de extrema importância para o nosso Estado. Em breve será inaugurada para atender às pessoas de acordo com as especialidades do Into”, disse Ney Amorim.

O secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, revelou que o restante da obra poderá ser concluído em até seis meses. O hospital atenderá exclusivamente casos de traumatologia e ortopedia. “Aqui os pacientes farão cirurgias e passarão pela reabilitação, contando com toda a estrutura adequada que irá qualificar nosso aporte de cirurgias e tratamento”, acrescentou. Mais de R$ 8 milhões foram investidos somente em equipamentos para a unidade.

A equipe técnica da Secretaria de Obras (Seop) informou que o Into contará com setor de imagem e de laboratório, serviços e área para atividades lúdicas e educativas de reabilitação. Terá ainda oficina ortopédica, auditório e centro de estudos, fisioterapia e hidroterapia, com cais flutuante para caiaques, terraço, rampa táctil e espaço para exercícios ao ar livre, junto a um açude.

Serão oferecidos serviços médicos em 13 especialidades na área de ortopedia, nove consultórios ambulatoriais e boxes de atendimento, quatro salas cirúrgicas, duas de procedimentos invasivos e 68 leitos de internação, sendo 11 de terapia intensiva, oito de hospital-dia (internação parcial) e 49 leitos de enfermaria adultos e infantis.

Deputados reconhecem avanços na saúde pública

A deputada Leila Galvão afirmou que a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) se manterá empenhada no apoio às ações que visam atender a saúde com mais qualidade. “Quero reconhecer o esforço do governo Tião Viana e dizer que esta obra demonstra o compromisso e a responsabilidade com a saúde pública do Acre”, afirmou.

O Into é resultado de uma emenda parlamentar proposta por Tião Viana, durante seu mandato de senador. O deputado Raimundinho da Saúde afirmou que a obra será essencial para a população que enfrentava dificuldades na espera por cirurgias ortopédicas. “Com a conclusão do Into, o sistema de saúde vai desafogar na área de ortopedia, dispondo de um espaço físico adequado e profissionais qualificados para atender toda essa demanda”, concluiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter