Governador e Ministro acompanham ações socioeducativas

O ministro da Justiça Jorge Eduardo Cardoso ficou impressionado com os resultados de recuperação conquistados no Casef (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
O ministro da Justiça José Eduardo Cardoso ficou impressionado com os resultados de recuperação conquistados no Casef (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Ainda em sua passagem pelo Acre, o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso e o governador Tião Viana visitaram no começo da noite desta sexta-feira, 7, o Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e Família (Casef), unidade do Instituto Socioeducativo (ISE). A visita serviu para acompanhar de perto as atividades do lugar e conhecer um pouco da realidade do espaço destinado a recuperação de menores infratores.

Durante a visita, as meninas internas agradeceram pela oportunidade de recuperação no instituto. Já os garotos fizeram uma apresentação de uma versão diferente do Hino Acreano, com uma pegada “hip hop”.

O governador Tião Viana lembrou que a unidade faz parte de um todo, um sistema de segurança que cresce e luta para vencer a violência. “E nós vamos vencer a violência, porque temos um ministro de estado do nosso lado, com a mão da presidente Dilma estendida pra gente. Estamos seguindo o caminho certo. Reduzindo ainda mais os homicídios e que a violência não faça mais parte do nosso dia, lutando por uma sociedade de paz”, disse o governador.

Acompanhado do governador Tião Viana, o ministro conheceu as dependências da Casef que possui no máximo 30% de reincidência (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Acompanhado do governador Tião Viana, o ministro conheceu as dependências da Casef que possui no máximo 30% de reincidência (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Após uma visita pelas instalações, o ministro José Eduardo Cardoso se disse impressionado com o que viu: “Eu quando defendo que não dá pra reduzir a maioridade penal eu ‘apanho’ muito. Muita gente acha que o jovem infrator tem que ser colocado na cadeia. E a vida tem mostrado que quando a gente coloca um jovem atrás grades, ele sai pior. Temos que tratar com carinho, dar oportunidade da recuperação. O Acre está dando um exemplo pro Brasil. 70% dos jovens que entram aqui se recuperam. Não há presídios no Brasil com essa taxa”.

A unidade possui escola, com biblioteca e laboratório de informática, posto de saúde, quadras de vôlei e futebol, além de piscina. O programa de recuperação também oferece cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Em dois anos no novo formato nós invertemos a relação. Antes, 60% desses jovens eram reincidentes, hoje, este número chega no máximo a 30%”, comentou o diretor do Ise, Henrique Corinto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter