O governador do Acre, Gladson Cameli e uma equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) fizeram um sobrevoo de helicóptero, no último sábado, 2, para verificar a situação dos bairros afetados pelo transbordamento do Rio Acre e de vários igarapés, em Rio Branco.
O governador fez uma nova avaliação da situação dos bairros alagados. “Estamos preocupados não só com interior do Estado, mas também com a capital, as demandas são muitas, e todos nós precisamos estar atentos às necessidades da população”, enfatizou.
O voo decolou do hangar Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), na capital. Os bairros Taquari, Cidade Nova, Bairro da Base, Plácido de Castro, Sobral, Cadeia Velha e Habitasa, estão entre os mais afetados.
O objetivo da ação foi o de avaliar ações estratégicas para o socorro das pessoas atingidas pela cheia caso o nível do rio continue a aumentar nos próximos dias.
Gameleira uma das primeiras ruas de Rio Branco também foi atingido. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O corpo de bombeiros continua atuando no resgate às famílias afetadas, em todo Estado. A Sejusp também atua nos municípios do interior, do Acre unindo forças e levando mais solidariedade à população, através do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).
Para o titular da segurança, José Américo Gaia, o monitoramento desses locais é fundamental para planejamento das ações do governo e da segurança pública. “Estamos unidos pelo dever de ajudar, as forças de segurança estão diariamente em ação. Estamos dedicados a auxiliar e garantir segurança às famílias em áreas afetadas”, disse.
O secretário orienta ainda a população para que que em caso de emergência, liguem para os números 190 da Polícia Militar e 193 do Corpo de Bombeiros para solicitar atendimento em decorrência das chuvas e alagamentos. “ Nós temos um efetivo empenhado para acolher às famílias em vulnerabilidade”, destacou.