Governador do Acre, membros do Poder Judiciário e bancada federal discutem distribuição de emendas parlamentares para o estado

“O momento é de união, para garantir o crescimento do nosso Estado”, foi o que declarou o governador do Acre, Gladson Cameli na reunião com representantes da bancada federal do estado, chefes do Poder Executivo e  Judiciário realizada neste sábado, 11,  no auditório do Museu dos Povos da Acreanos, em Rio Branco.

Evento contou com representantes da bancada federal, chefes do Poder Executivo e Judiciário. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O objetivo da reunião é de solicitar aos parlamentares que indiquem emendas  para obras que já tenham projetos elaborados e,  em áreas regularizadas, para diminuir o tempo de tramitação e  execução.

Cameli destacou que este momento é democrático  e procura trazer desenvolvimento para o Acre. “ Temos a perspectiva de que 2024 será um ano promissor, com resultados de muito trabalho, obras de infraestrutura, equilíbrio fiscal e financeiro, geração de emprego e renda e parcerias entre os poderes”, disse.

Gladson afirmou que o momento é de união entre os poderes, para o desenvolvimento do Acre. Foto: Marcos Vicentti/Secom

De acordo o líder da bancada federal do Acre, senador Alan Rick, existe uma previsão de mais de 819 milhões de reais em investimentos de emendas de bancada e  individuais, previstas para serem liberadas pelos senadores e deputados federais para o próximo ano. “Esperamos que até agosto do ano que vem, os projetos já estejam em andamento”, declarou. 

Presidente da bancada federal destacou que há previsão de 819 milhões em emendas para serem destinados ao Acre em 2024. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante o evento, o governador Gladson Cameli, o  secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, e o secretário-chefe da Casa Civil, Jonathan Donadoni, realizaram a entrega do Caderno de Propostas para a destinação das emendas parlamentares de bancada.

Entrega do Caderno de Propostas à bancada federal presente no encontro. Foto: Marcos Vicentti/ Secom

O secretário de planejamento, solicitou que os parlamentares alinhem a destinação de emendas ao Plano Plurianual 2024-2027 (PPA) e da Agenda Acre 10 anos, que apontam as expectativas da população.

Explanação do secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, no evento. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Queremos encurtar os caminhos para a execução dos recursos vindos de emendas”, declarou  Ricardo Brandão.

Brandão aproveitou o evento para informar que o Estado aderiu ao sistema Obras.Gov, que tem o objetivo de dar agilidade aos processos, otimizar o tempo e os recursos públicos,  “vai gerar mais transparência e celeridade em nossas obras”, disse Brandão.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), desembargador Luis Camolez, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Danilo Lovisaro, e a defensora pública-geral, Simone Santiago, também entregaram documentos contendo suas respectivas solicitações aos parlamentares.

Entrega de solicitações do Tribunal de Justiça do Acre à bancada federal. Foto: Marcos Vicentti/Secom

As dez obras prioritárias do governo

1 – Construção do Centro Socioeducativo Santa Juliana; 

2 – Construção de escolas estaduais na área rural;

3 – Construção do novo Hospital-Geral de Xapuri/AC;

4 – Implantação do Laboratório de Solos do Acre;

5 – Investimento na cafeicultura do Acre;

6 – Fortalecimento da pecuária e bacia leiteira;

7 – Consolidar a cadeia produtiva do feijão;

8 – Viaduto da corrente;

9 – Construção de unidades habitacionais;

10 – Construção da terceira etapa da Cidade da Justiça;

O que eles disseram

“Quero agradecer ao governador que tem estreitando essa parceria com o parlamento. Queremos contribuir para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado”, declarou deputado federal  coronel Ulysses.

“Estou muito feliz porque vi aqui serem inseridos municípios pouco lembrados, como Santa Rosa do Purus e Rodrigues Alves, que serão contemplados”, ressaltou o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), desembargador Luis Camolez.

“É a primeira vez que eu participo de uma discursão tão democrática de orçamento público, e isso é digno de honra”, disse o Procurador-geral de Justiça do Ministério Público, Danilo Lovisaro.

“Estamos aqui, com um só propósito,  para o bem comum da população do nosso Estado”, declarou a defensora pública-geral, Simone Santiago.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter