Governador de Ucayali (Peru) visita a ponte do Juruá

Cruzeiro do Sul recebe caravana de peruanos em mais uma jornada pela integração regional

 

vozdonorte.jpg
voz_do_norte.jpg

Governador de Ucayali, Jorge Portocarrero, acompanhado do presidente da Aleac, deputado Edvaldo Magalhães e do diretor do Deracre em Cruzeiro do Sul, Josinaldo Batista, visitou o complexo da ponte sobre o rio Juruá (Fotos: Onofre Brito/Secom)

O governador do estado peruano de Ucayali, Jorge Velásquez Portocarrero, acompanhado do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Edvaldo Magalhães e do diretor do Deracre em Cruzeiro do Sul, Josinaldo Batista – visitou o complexo da ponte sobre o rio Juruá. No pátio de obras foi recebido por engenheiros da firma construtora, que apresentaram dados e detalhes técnicos desta que será a maior ponte do Estado com 550 metros de extensão. Jorge Velásquez está em Cruzeiro do Sul, comandando uma caravana de 112 estudantes e professores universitários peruanos em mais uma jornada do processo de integração regional entre a região do Juruá e dos Estados peruanos fronteiriços vizinhos de Ucayali, Ancash e Huanuco, iniciado há dois anos.   

Conforme explicou a engenheira Marina Matos os esforços agora estão concentrados no trecho estaiado da ponte lançando as aduelas metálicas. Dos dez estaios previstos para cada lado da ponte, três já foram lançados. Os trechos de acesso à ponte estão praticamente prontos faltando apenas pedaço da laje. A previsão, segundo a engenheira, é de que a estrutura fique pronta até abril faltando apenas o acabamento e a iluminação, possibilitando que ela seja inaugurada em maio.

O governador Jorge Velásquez ficou atento às explicações e acabou subindo até a pista da ponte, declarando-se impressionado com o que viu. "Saúdo a decisão tomada pelo presidente Lula; saúdo também o governador Binho Marques. Esta ponte é uma garantia de integração para vocês e para nós também". 

Para o deputado Edvaldo Magalhães, a ponte do Juruá simboliza para a população local o fim do isolamento. Ele comentou que já está acertado no calendário que no ano de 2011 vai ser consolidada a integração interna e o próximo passo para Cruzeiro do Sul será o relacionamento com seus vizinhos de Pucallpa, capital do Estado de Ucayali, no Peru, e, por esse motivo fez questão de trazer o governador Jorge para ver essa obra.

"Estou impressionado com a dedicação dos trabalhadores; a empresa está cumprindo seu cronograma. São muitas dificuldades que uma obra deste tamanho apresenta do ponto de vista dos desafios da engenharia, mas mesmo assim é com grande velocidade que a obra da ponte se agiganta diante dos nossos olhos". Segundo o deputado, o governador eleito, Tião Viana, já demonstrou interesse na continuidade do processo de integração com o Peru, via Juruá, e vê com bons olhos uma ligação ferroviária entre Cruzeiro do Sul e Puccalpa. 

onofre_brito.jpg

Recepção aos peruanos

No domingo, a caravana peruana foi recepcionada no próprio aeroporto de Cruzeiro do Sul por autoridades locais, alunos e professores da UFAC, quando houve hasteamento dos pavilhões nacionais dos dois países.  Cinco universidades peruanas mandaram representantes: Universidad Nacional de Ucayali, Universidad Alas Peruanas e Universidad Intercultural de Puccalpa (as três situadas em Puccalpa) Universidad Agrária de La Selva, de Tingo Maria e finalmente Universidad San Marcos, de Lima, a mais antiga universidade da América Latina.  A visita dos peruanos retribui a visita feita ao Peru por estudantes e professores acrianos no ano passado. 

A caravana passa dois dias em Cruzeiro do Sul e vai para Rio Branco, onde cumpre agenda, retornando ao Peru na quinta-feira. Na quarta-feira, o governador de Ucayali, vai receber a Comenda do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Acre. Segundo convênio firmado em outubro passado, já a partir do próximo ano letivo, 14 estudantes acrianos vão estudar na Universidad Nacional de Ucayali, enquanto o Acre vai receber 26 alunos que estudarão nos campi da Ufac em Cruzeiro do Sul e em Rio Branco, com despesas pagas pelos governos do Acre e de Ucayali. A Universidade de Ucayali ofereceu dez vagas no curso de Medicina para estudantes da região do Juruá, que serão selecionados via Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter