Governador conhece produtor rural que elevou a renda depois de deixar a cidade

“Não volto para a cidade nem com peia. Minha vida é boa demais aqui”, avisa o produtor rural, Manoel Gomes (amarelo) (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“Não volto para a cidade nem com peia. Minha vida é boa demais aqui”, avisa o produtor rural Manoel Gomes (amarelo) (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante anos, o tarauacaense Manoel Gomes, mais conhecido como “Seu Caeira”, viveu no bairro da Praia, uma região humilde da cidade de Tarauacá. Contudo, o produtor, já cansado de enfrentar dificuldades para sustentar a família na cidade, resolveu mudar-se para a zona rural. É a partir dessa mudança, do êxodo urbano, que a vida de “Seu Caeira” e da família mudou.

“Não volto para a cidade nem com peia. Minha vida é boa demais aqui”, avisa o produtor rural.

Hoje, Manoel Gomes tem uma renda mensal estimada em dois salários mínimos por mês e foi com orgulho que na quarta-feira, 24, mostrou ao governador Tião Viana e ao secretário de Agricultura e Produção, Lourival Marques, um pouco do que planta e colhe em sua propriedade, próxima às margens da BR-364.

“Aqui tem cacau, milho, cebolinha [cheiro-verde], tomate, couve, macaxeira e banana, e ainda tenho o açude de criar peixes. Crio umas galinhas, mas é para a gente consumir aqui mesmo. Tenho tudo isso hoje graças a Deus e ao governador Tião”, comenta Manoel Gomes.

O secretário Lourival Marques explica que o produtor rural recebe incentivos por parte do governo do Estado para investir na piscicultura e na agricultura. “Com a oportunidade que o governo está dando aos produtores, eles estão conseguindo mudar de vida e abastecer os mercados da cidade com o que plantam”, acrescentou Lourival Marques.

O produtor mostrou ao governador Tião Viana e ao secretário de Agricultura e Produção, Lourival Marques, um pouco do que planta e colhe em sua propriedade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O produtor mostrou ao governador Tião Viana e ao secretário de Agricultura e Produção, Lourival Marques, um pouco do que planta e colhe em sua propriedade (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Manoel Gomes diz que parte da renda vem da venda de produtos da sua horta para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Minha vida mudou 100%”, celebra o produtor.

Tião Viana observa que a história de vida de “Seu Caeira” comprova, como tantas outras, que no Acre está de fato surgindo uma classe média rural. “Podemos ver que, com apoio correto, quem quer trabalhar vai em busca da melhoria de vida, e o povo do Acre é trabalhador. Isso mostra que nós temos cada vez mais chances de desenvolvimento com apoio do homem do campo, que produz e gera renda”, finalizou o governador.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter