Governador condecora presidente do TJ Adair Longuini com a Ordem da Estrela do Acre

O governador Tião Viana, Grão-Mestre da Ordem da Estrela do Acre, concedeu na noite de segunda-feira, 28, ao presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), desembargador Adair Longuini, a mais alta honraria que o governo do Estado pode conceder a uma personalidade, a insígnia da Ordem da Estrela do Acre no grau Grã-Cruz.

O governador Tião Viana concedeu na noite de segunda-feira, 28, ao presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Adair Longuini, a insígnia da Ordem da Estrela do Acre no grau Grão-Cruz (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana concedeu na noite de segunda-feira, 28, ao presidente do Tribunal de Justiça do Acre, desembargador Adair Longuini, a insígnia da Ordem da Estrela do Acre no grau Grão-Cruz (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A solenidade de entrega da comenda aconteceu no Palácio Rio Branco e contou com a presença do vice-governador César Messias, Grão-Cruz; a chefe da Casa Civil, em exercício, Nazareth Lambert, Chanceler da Ordem da Estrela do Acre; primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida; presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Élson Santiago; a procuradora-geral adjunta do Ministério Público do Estado, Kátia Rejane de Araújo, juiz Raimundo Nonato Maia, representando a Associação dos Magisrados do Acre (Asmac), representante da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Acre (OAB/AC), Bady Casseb, desembargador Arquilau de Castro Melo, entre outras autoridades.

A cerimônia foi realizada no Palácio Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A cerimônia foi realizada no Palácio Rio Branco (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Nazareth Lambert, chanceler da Ordem, ressaltou que esta insígnia foi criada no governo de Wanderley Dantas, em 1972, como uma honraria destinada a pessoas que tivessem/manifestassem, por meio de seus compromissos, amor ao Estado do Acre.

“O nosso homenageado recebe hoje esta comenda em seu maior grau e juntamente com esta insígnia recebe todo o carinho e gratidão do governo do Acre pela sua luta”, afirmou a chefe da Casa Civil, em exercício. O secretario de Fazenda do Acre, Mâncio Lima, Grande-Oficial da Ordem da Estrela, foi responsável pela apresentação da trajetória profissional do homenageado. Mâncio lembrou que Longuini atua na magistratura há 25 anos e começou a carreira como advogado do Banco do Brasil.

O governador Tião Viana assegurou que a homenagem a Adair Longuini baseia-se nas qualidades pessoais e os ideais de um profissional da magistratura (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana assegurou que a homenagem a Adair Longuini baseia-se nas qualidades pessoais e os ideais de um profissional da magistratura (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Mâncio Lima frisou, porém, que o trabalho de Longuini recebeu grande destaque por sua atuação num dos julgamentos mais importantes da história do Acre. O julgamento dos acusados pela morte do líder seringueiro Chico Mendes. A primeira-dama do Estado observou que durante seu mandato à frente da presidência do Tribunal de Justiça do Acre, Longuini teve a honra de dar posse a quatro desembargadoras mulheres.

“Isso nos honra muito. Nós mulheres já  éramos honradas pela desembargadora Eva Evangelista. Agora somos honradas também pelas desembargadoras Cezarinete Angelim, Denise Bonfim, Waldirene Cordeiro e pela desembargadora Regina Ferrari”, comentou Marlúcia Cândida.

O governador Tião Viana assegurou que a homenagem a Adair Longuini baseia-se nas qualidades pessoais e os ideais de um profissional da magistratura e no cumprimento da função de presidente do TJ.

"Depois de 25 anos na carreira da magistratura no Acre e agora vem esse reconhecimento público por parte do governo do Estado. Realmente estou muito feliz e emocionado", disse Adair Longuini (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Depois de 25 anos na carreira da magistratura no Acre e agora vem esse reconhecimento público por parte do governo do Estado. Realmente estou muito feliz e emocionado”, disse Adair Longuini (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Por estas razões o governo do Estado tem muito orgulho de fazer essa homenagem e reconhece com a maior comenda que o governo tem, e neste ato transfere e delega a personalidades que cumpriram com seu papel institucional e que honraram o nosso tempo”, detalhou o governador.

O homenageado, desembargador Adair Longuini, confessou que recebeu a honraria com muita alegria. Por um momento, o desembargador conta que julgou não ser merecedor de tamanho reconhecimento.

“Fico emocionado com essa homenagem do Estado do Acre. Depois de 25 anos na carreira da magistratura no Acre e agora vem esse reconhecimento público por parte do governo do Estado. Realmente estou muito feliz e emocionado”, disse o presidente do Tribunal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter