Evento vai debater rumos da educação em todos os níveis do ensino
Com o tema "Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação", começa nesta quarta-feira, 18, a Conferência Estadual de Educação. A abertura do evento será no auditório da Secretaria de Educação, em Rio Branco, às 18 horas, e contará com a presença do governador Binho Marques, que na ocasião fará uma palestra para os participantes sobre os avanços obtidos na área pelo Estado e as perspectivas futuras.
Participam do encontro, que tem como objetivo traçar propostas para a melhoria do Plano Nacional de Educação, englobando todos os níveis do ensino, professores, alunos, pais, gestores, secretários municipais, coordenadores dos núcleos de educação do Estado nos municípios, conselhos de educação, além de entidades da sociedade civil organizada.
No último dia de discussões, 20, as propostas votadas e eleitas pelos 160 delegados farão parte de um documento para ser apresentado durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontecerá no mês de abril de 2010, em Brasília. Esse documento final será a referência prioritária na construção do Sistema Nacional Articulado de Educação. O Acre tem direito a 25 delegados para a etapa nacional.
De acordo com o coordenador da Conae no Acre, Luis Reis, o encontro promoverá o aprofundamento das necessidades do setor educacional em todos os níveis de ensino, tanto em âmbito local, quanto regional, já que as 22 cidades acreanas participaram efetivamente dos debates municipais ocorridos no primeiro semestre de 2009. "Essa fase culmina com uma síntese de propostas e acréscimo de outras. Esperamos que o Acre possa dar uma contribuição muito importante para a educação brasileira no Plano Nacional de Educação", afirma Luis.
Luis Reis ressalta ainda que o Acre tem muito a mostrar em Brasília, pois a política educacional definida no Estado já contempla algumas propostas que estão dentro dos eixos temáticos da Conae. "Podemos destacar entre as várias iniciativas a gestão democrática e autonomia financeira das escolas, além da valorização dos profissionais da educação."
A Conferência Nacional de Educação é uma iniciativa democrática em que a sociedade vai poder expressar sua opinião e construir de forma coletiva os rumos da educação nacional. Promovido pelo Ministério da Educação, o debate nacional vai discutir temas importantes, como financiamento, qualidade e valorização dos profissionais da educação, justiça social, gestão democrática entre outros.