Governador Binho inspeciona detalhes para inauguração do Hospital de Clínicas do Acre

Nova instituição oferece identidade e referência ao serviço médico de alta complexidade

 

hospita_das_clinicas_foto_gleilson_miranda_03.jpg
hospita_das_clinicas_foto_gleilson_miranda_04.jpg
 

hospita_das_clinicas_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Governador Binho Marques, senadora Marina Silva e secretário de Saúde Osvaldo Leal visitam as instalações do Hospital das Clínicas do Acre (antiga Fundhacre) que será inaugurado nesta sexta-feira (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques inspecionou nesta quarta-feira os detalhes finais para inauguração do Hospital das Clínicas do Acre (antiga Fundhacre). A senadora Marina Silva, o secretário de Estado da Saúde, Osvaldo Leal, gestores e técnicos  do HCA acompanharam o governador. "Está nascendo aqui  uma nova instituição. A gente não quer entregar apenas um prédio, mas um novo serviço, um hospital à altura da nossa população", disse o governador.  O HCA será entregue à população no próximo dia 24.

Essa nova instituição oferece identidade e referência ao serviço médico de alta complexidade. Em 2006, a velha Fundhacre possuía 50 médicos e dez especialidades. O Hospital das Clínicas tem 37 especialidades e 176 médicos, além de 220 leitos (sendo dez de unidade de tratamento intenso – UTI), serviços de nefrologia,  oncologia e variadas cirurgias. Nessa revolução estrutural do sistema de saúde do Acre,  foram investidos mais de R$ 32 milhões no projeto, que extinguiu a Fundhacre e criou o HCA.  São ampliações, novas construções, mobiliário e equipamentos que substituíram a antiga estrutura por uma completamente nova, moderna e eficiente, e constam de:  construção do centro de estudos, reforma do auditório principal; construção do prédio de engenharia/clínica/manutenção e almoxarifado; reforma da rede coletora e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto; reforma do sistema de combate à incêndio e pânico; reforma do prédio de anatomia patológica; reforma e ampliação do ambulatório; construção da nova entrada (acolhimento e estacionamento para visitantes); construção de restaurante, quiosques e banheiros públicos; construção do prédio administrativo; construção do acesso para profissionais e serviços, vias internas e urbanização; implantação da nova subestação e grupo gerador; construção da central de resíduos da saúde. Como exemplo dos grandes avanços, o  novo centro de nefrologia amplia de 21 para 34 pontos de hemodiálise, mantendo-se na capacidade determinada pelas regras internacionais de segurança em 200 pacientes em três turnos de atendimento. Cada ponto é um equipamento com capacidade para atender cerca de seis pessoas.

A Fundhacre foi criada em 19 de dezembro de 1989 e dará lugar ao Hospital de Clínicas do Acre, unidade de referência para o Acre, que se integra ao sistema de saúde composto por postos como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Tucumã e do Segundo Distrito e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, além de centros e postos espalhados por todo o Estado – e o PSF Móvel, programa vinculado ao ProAcre, que percorre os rios para levar saúde às comunidades mais distantes. O HCA é referência para o Amazonas, Bolívia e Rondônia. A dona de casa  Francisca Bezerra é moradora de Boca do Acre, na região Sul do Amazonas,  e reconheceu a senadora Marina Silva em visita ao HCA. "Vi pela televisão",disse. Francisca acompanhava sua filha, Kemile, de dois anos, que passou por uma cirurgia no braço direito. A menina sofreu uma queda em casa e teve de removida para Rio Branco. "Estou sendo bem atendida, não tenho do que reclamar", afirmou.  Marina Silva encontrou-se com o sobrinho Ueliton, um dos dois pacientes pioneiros no transplante de rim captado de pessoa falecida no Acre.

hospita_das_clinicas_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Unidade de referência para o Acre, Hospital das Clínicas, se integra ao sistema de saúde composto por postos e centros com as Unidades de Pronto Atendimento e o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter