Governador Binho faz últimos ajustes para inauguração do aeroporto de Cruzeiro

Ação de governo estratégica de melhorar as condições da infra-estrutura aeroviária regional faz do novo aeroporto o mais bonito da região

novo_3.jpg

(Foto Sergio Vale / Secom)

Governador Binho Marques conferiu os últimos detalhes da obra do aeroporto de Cruzeiro do Sul. Toda a estrutura já está praticamente concluída. As orientações sobre os ajustes no acabamento foram repassadas por Marques aos engenheiros, arquitetos e para a administração executiva do novo terminal de passageiros. São mais de 4,5 mil m² de área construída. A proposta arquitetônica traz a marca da identidade cultural, tornando Cruzeiro do Sul a cidade acreana com o melhor aeroporto da região, tanto no que se refere à beleza quanto à funcionalidade.

A sala de desembarque teve atenção especial. No antigo aeroporto, era comum a espera demorada para o despacho das bagagens. Na quinta-feira, teve início a pré-operação no novo terminal de passageiros. Foi aprovado. Os 107 viajantes foram despachados em menos de 30 minutos. Essa mudança no atendimento ao público foi planejada em detalhes pelo governador Binho Marques e a equipe de engenheiros e arquitetos.

A antiga estação de embarque foi desativada no último dia 26 de novembro. Com área construída de aproximadamente 500 m², teve seu processo de demolição iniciado a partir do início da pré-operação do novo terminal. 

Aspectos técnicos 

O novo terminal tem área construída de 4.500 m², área de urbanização (calçadas e asfalto) de 28 mil m², área de grama (paisagismo) de 20 mil m², de salão de eventos e exposições de 250 m² e estacionamento para 90 veículos. No mesmo contrato, está incluído o desvio da rodovia AC-405, que anteriormente passava em frente ao antigo terminal e agora contorna externamente o conjunto.

A concepção arquitetônica é inspirada em referências regionais, adotando as mais modernas tecnologias de edificação utilizadas nos grandes centros.

Há isolamento acústico e o projeto de iluminação é especial. Ao todo, são nove sistemas eletrônicos existentes no aeroporto de Cruzeiro do Sul (TV e segurança, detecção e alarme contra incêndio, sonorização, informativos de vôo, gerenciamento de energia, controle de acesso e sistema de câmeras de longo alcance). 

Energia garantida – Se faltar energia, não haverá problema porque o novo terminal possui uma subestação com dois geradores que seguem modelo europeu, com controle automatizado à distância. As bagagens serão inspecionadas por meio de raio-X e a água da chuva será armazenada e filtrada para a manutenção e limpeza do ambiente e irrigação das plantas.

A edificação abriga, além das instalações específicas de uma estação de embarque, lojas, lanchonete, ponto de informações turísticas, agência de viagens, vigilância sanitária, polícias Federal e Estadual e local para alfândega.

 Novo  Velho
 {gallery}aeronovo{/gallery}  {gallery}aerovelho{/gallery}