entrevistas

Govcast: o podcast do governo do Acre completa 1 ano de programação

“Olá, boa tarde! Sejam muito bem-vindos. Estamos começando um novo projeto da Comunicação acreana: Govcast, o podcast do governo do Acre”, dizia o jornalista Júnior César, na abertura do primeiro episódio do Govcast, há um ano.

Os jornalistas Júnior César e Diego Gurgel apresentaram o episódio piloto do Govcast, o podcast do governo do Estado do Acre. Foto: Lucas Oliveira/Seinfra

Com apresentação de Diego Gurgel e Júnior César, o Govcast estreou no dia 14 de junho de 2022, nos estúdios da Rádio Aldeia FM. O tema de estreia foi um dos eixos prioritários do governo estadual: Educação.

“É um prazer estar aqui dividindo a bancada nesse momento”, expressou o primeiro entrevistado do programa, o secretário de Estado de Educação, Cultura e Esportes, Aberson Carvalho.

Aberson Carvalho, secretário de Estado de Educação, foi o primeiro entrevistado do Govcast. Foto: Neto Lucena/Secom

O episódio de número 30 e especial de aniversário irá ao ar nesta quinta-feira, 22, nas redes sociais e rádios Aldeia FM 69.9 e Difusora Acreana AM 1400. Os entrevistados serão a secretária de Estado de Comunicação (Secom), Nayara Lessa, a diretora de Jornalismo da Secom, Renata Brasileiro, e o coordenador das rádios do Sistema Público de Comunicação, Luc Lima.

Govcast: produção de conteúdo do governo do Estado

Idealizado pela secretária de Estado de Comunicação, Nayara Lessa, o programa foi co-elaborado pelos jornalistas Elenilson Oliveira e Renata Brasileiro. O programa segue a ideia original de transmitir conteúdo informativo e de qualidade sobre as ações e serviços do governo do Acre.

“Temos inovado no Sistema Público de Comunicação do Acre e uma das formas de inovar foi com a proposta do Govcast, um formato que muita gente tem feito, da rádio, TV e internet. E nós não poderíamos ficar de fora. É uma das maneiras que encontramos de nos comunicar”, lembra a secretária.

Govcast completa 1 ano neste 14 de junho de 2023. Foto: Neto Lucena/Secom

Desde a sua estreia, o podcast tem sido transmitido todas as quintas-feiras no YouTube, nas redes sociais e em cadeia pelas rádios Aldeia FM 96.9 e Difusora Acreana AM 1400, para todo o estado.

A produção é feita pelas equipes da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e do Sistema Público de Comunicação do Acre, nos estúdios da Rádio Aldeia, em Rio Branco.

Apresentações que impressionam

Ao todo, o Govcast já apresentou 29 episódios e mais um especial de aniversário. Nove jornalistas passaram pela bancada do programa em um bate-papo com personalidades referências em temas de interesse da população acreana.

Em comemoração ao aniversário de 1 ano do podcast, apresentadores reuniram-se mais uma vez com memórias especiais dos episódios que apresentaram.

Da esquerda para a direita, os(as) apresentadores(as): Hadassa Menezes, Celis Fabrícia, Elenilson Oliveira, Floriano Oliveira, Jefson Dourado, Diego Gurgel e Vitor Hugo Calixto. Foto: José Caminha/Secom.

Apresentador mais participativo do programa, o jornalista e repórter fotográfico, Diego Gurgel, apresentou 21 episódios do Govcast, que também é transmitido nas TVs da região do Juruá, no interior.

Diego Gurgel apresenta o Govcast desde a primeira edição do programa. Foto: Cleiton Lopes/Secom

“O podcast é uma grande oportunidade profissional, pela sua amplitude. Como jornalistas do Sistema Público de Comunicação, apresentamos o gestor para a população com muita honra. É um importante trabalho para a gestão pública, na prestação de contas com a população”, refletiu.

Apresentadores relembram episódios marcantes

Em 2023, um momento particular marcou o programa e a vida do jornalista e publicitário, Elenilson Oliveira, acompanhado da jornalista e social media, Hadassa Menezes.

Os jornalistas Elenilson Oliveira e Hadassa Menezes fizeram história com representatividade negra na bancada do Govcast. O episódio foi ao ar em maio deste ano. Foto: José Caminha/Secom

“Temos alguns jornalistas que também apresentam o programa, mas quando eu estava na bancada junto com a Hadassa e vi os nossos traços, foi que percebi a representatividade daquele momento. Somos duas histórias de pessoas negras que conseguiram vencer, graças aos que vieram antes e lutaram para que tivéssemos espaços e pudéssemos estar onde queremos estar”, testemunhou o publicitário.

Elenilson Oliveira e Hadassa Menezes entrevistam o coordenador da Escola de Música do Acre (Emac), Afonso Portela. Foto: Mariana Marrane/Secom

Ícones do jornalismo acreano, Jefson Dourado e Floriano Oliveira também apresentaram o programa.

Floriano Oliveira e César Júnior entrevistam o secretário Assurbanipal Mesquita. Foto: Alice Leão

Somando ao projeto, os jornalistas Vitor Hugo Calixto e Aline Vieira fizeram participações especiais na bancada de apresentadores do Govcast.

Vitor Hugo Calixto e César Júnior apresentam edição do Govcast. Foto: José Caminha/Secom

Entrevistados

Educação, Saúde e Segurança foram alguns dos temas abordados no Govcast. Já passaram pela bancada de entrevistados o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), Charles Santos e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista.

O comandante do Corpo do Bombeiros Militar do Acre, Charles Santos, e o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista, sendo entrevistados no Govcast. Foto: cedida

O ex-jogador de vôlei e campeão das Olimpíadas de Barcelona de 1992, e atual secretário adjunto de Articulação Esportiva e Juventude do Acre, Carlos Gouveia, o Carlão, também concedeu entrevista ao Govcast.

Carlos Gouveia, o Carlão, conversou com os jornalistas Jefson Dourado e Diego Gurgel no GovCast. Foto: Alefson Domingos/Secom

Entre as personalidades entrevistadas, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, foi uma das que mais marcou os apresentadores Diego Gurgel e Jefson Dourado.

“O dia que entrevistamos o governador foi o mais desafiador, por ser o chefe do Poder Executivo e também pela dinâmica da entrevista. Tínhamos um repertório a seguir que foi descontinuado, porque o governador não segue as tendências, ele as faz. Ele dominou o programa. Foi difícil e divertido”, confessou o apresentador Diego Gurgel.

O governador Gladson Cameli em entrevista ao Govcast. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“É surpreendente entrevistar o governador porque ele nos deixa muito tranquilos e à vontade para fazer as perguntas que nós, como jornalistas, precisamos fazer. É fantástico”, expressou Jefson Dourado.

Relembre todos os episódios

No aniversário de um ano do Govcast, assista a todos os episódios disponíveis no YouTube.

Confira a galeria de imagens: