Gestão participativa

GovCast aborda Plano Plurianual 2024-2027 e Lei Orçamentária Anual 2024

O Govcast, programa de podcast do governo do Acre, recebeu nesta quinta-feira, 30, o titular da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Ricardo Brandão, e o diretor de Planejamento Estratégico da pasta, Wagner Sena, para conversar sobre o Plano Plurianual 2024-2027 (PPA), que será votado na próxima quinta-feira, 7, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em Rio Branco.

Secretário Ricardo Brandão e diretor Wagner Sena conversaram sobre o novo PPA e a proposta de Lei Orçamentária Anual para 2024. Foto: Keuvyn Canizo/Secom

Os convidados explicaram, aos jornalistas Jefson Dourado e Diego Gurgel, cada um dos seis eixos que compõem o novo plano. O programa, de conteúdo informativo sobre as ações e serviços do governo do Acre, foi gravado nos estúdios da Rádio Aldeia, na capital, com transmissão no Youtube, redes sociais do governo e pelas rádios Aldeia FM e Difusora Acreana.

O secretário Brandão iniciou sua participação agradecendo a população acreana pela contribuição na elaboração do novo plano, que será votado: “Pela primeira vez no estado, construímos o chamado PPA participativo, ou seja, toda a equipe da Seplan, as demais secretarias, o Poder Judiciário e o Ministério Público se deslocaram aos 22 municípios do Acre para ouvir a população”.

O gestor também abordou o processo de elaboração do novo PPA, que teve início em maio e contou com a colaboração técnica de toda a equipe de governo, assim como a orientação do plano de longo prazo Agenda Acre 10 anos, que foi utilizado como referencial conceitual do novo plano.

Wagner Sena destacou os números do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024, que também será votada na quinta-feira. Espera-se que o Estado arrecade cerca de 11 bilhões de reais em recursos, que serão reinvestidos no Acre, também financiando os programas do PPA 2024-2027.

“No eixo de Desenvolvimento Social [do novo PPA], que abarca saúde, segurança e educação, 56% dos recursos ali previstos são para essas três áreas, que são essenciais”, afirma o diretor.

As propostas recolhidas nas audiências públicas realizadas pelo PPA Participativo, assim como as edições anteriores do PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), LOA e Planos Estratégicos de Governo podem ser acessados por meio do site da Seplan. O plano de longo prazo Agenda Acre 10 anos também está disponível para leitura no site. Siga a Seplan no Instagram @seplan.acre.

O GovCast é uma realização da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Para conferir a entrevista completa, é só acessar o canal do Governo do Acre no YouTube.

Para mais informações sobre o Plano Plurianual 2024-2027 clique aqui.