Aviação comercial

Gol já opera com voos diurnos para o Acre e Gladson comemora mudanças

Operações diurnas foram possíveis graças a um esforço pessoal do governador, que reduziu a alíquota do ICMS para o querosene de aviação

O governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, comemorou o retorno dos voos diurnos para Rio Branco e Cruzeiro do Sul, da Gol Linhas Aéreas. As novas frequências começaram nesta sexta-feira, 8, permitindo mais comodidade aos acreanos que se deslocam ou que retornam de Brasília, o centro de conexão das empresas do país.

Os novos horários vão permitir um acréscimo de mais de 290 novos assentos diários nas aeronaves da companhia e só foram possíveis graças ao empenho pessoal de Gladson Cameli, desde janeiro, quando esteve na presidência do Instituto Gol para reuniões com o CEO da empresa, Claudio Neves Borges.

Gladson Cameli em coletiva; governador baixou alíquota do querosene de aviação e Gol voltou a operar voos diurnos (Foto: Odair Leal/Secom)

O retorno dos voos diurnos é resultado de uma medida do governador, de baixar o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços, o ICMS, sobre o querosene de aviação no Acre. Antes, segundo os executivos da companhia, o imposto onerava significativamente as operações, no período do dia, para o Acre.

“Os acreanos mereciam essa flexibilidade porque eram muito prejudicados nas conexões para outras cidades do país, quando os voos eram de madrugada. Agora isso acabou, gerando mais comodidade para a nossa população que utiliza o avião comercial como meio de transporte por uma necessidade trivial”, ressaltou Gladson Cameli.

Exemplar de uma versão mais moderna do Boeing 737 da Gol; companhia vai operar no Acre no período diurno, desde Brasília (Foto: Gol Linhas Aéreas)

Pela nova programação, o voo 2046 parte de Brasília às 9h30, com chegada às 10h55 em Rio Branco, sempre às segundas-feiras, terças, quartas, sextas-feiras e sábados.

Passageiros para Cruzeiro do Sul desembarcam às 12h35, em Cruzeiro. Para a segunda maior cidade do Acre, o voo 1769 deixa Rio Banco às 11h30.

Já de Cruzeiro do Sul a Rio Branco, o voo 1770 deixa o Vale do Juruá às 13h05 com chegada a Rio Branco às 14h15.

O voo 2047, de Rio Branco para Brasília, decola da capital acreana às 14h45, com chegada à capital federal às 19h45, também às segundas-feiras, terças, quartas, sextas-feiras e sábados.

Os voos para Manaus, ou vindo da capital amazonense para Rio Branco, continuam noturnos. O 1854 decola de Manaus às 23h30 e pousa na capital acreana a 00h25, nas sextas-feiras e nos domingos. Na rota contrária, o voo 1859 deixa Rio Branco a 01h25, chegando a Manaus às 04h15, nas segundas-feiras e sábados.