Documentário de Silvio Tendler enfoca a vida e a morte do polêmico cineasta baiano
Glauber o Filme – Labirinto do Brasil (100 minutos) será exibido no Circuito Documentário nesta quarta-feira, 28, às 19 horas, no Ponto de Exibição Hélio Melo. Com direção de Silvio Tendler, o filme enfoca a vida e a morte do polêmico cineasta baiano que revolucionou o cinema brasileiro. Além de depoimentos de amigos, o filme traz imagens do enterro do cineasta, uma espécie de tributo à sua memória.
As entrevistas dadas pelo próprio diretor à Rede Globo e imagens do Festival de Veneza de 1980, ocasião em que Glauber apresentou A Idade da Terra, sua última direção, também figuram no documentário, além de imagens, captadas por Tendler na época, que foram proibidas pela mãe de Glauber, Lúcia Rocha, e liberadas mais de 20 anos depois.
O documentário traz ainda um depoimento emocionado do antropólogo Darcy Ribeiro durante o sepultamento do diretor, lembrando que Glauber foi o "mais indignado" de todos os brasileiros.
Glauber, que faleceu aos 42 anos, dizia que não tinha o menor interesse em ganhar dinheiro com o cinema e muito menos em participar da formação da indústria cinematográfica brasileira. Para ele, a indústria dos tempos tradicionais correspondia ao "assassinato do cinema".
Uma das curiosidades é o depoimento do cineasta Orlando de Senna, em que conta que Glauber não gostaria de numerar os rolos de A Idade da Terra, já que o filme poderia ser visto em qualquer ordem. Ainda sobre esse filme, o próprio cineasta afirma: "Cinema é para ver e ouvir, não obedeço às leis da dramaturgia convencional; esse é um filme religioso e, sendo assim, é uma novidade."
O documentário traz ainda imagens do Tributo ao Glauber feito na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, uma semana após a sua morte.
Serviço
O que: Glauber, o Filme – Labirinto do Brasil
Quando: quarta-feira, 28, às 19 horas
Onde: Ponto de Exibição Hélio Melo – Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel.: 3224-2133