Gladson destaca a importância da democracia durante a recondução da procuradora-geral de Justiça ao cargo

Kátia Rejane de Araújo foi reconduzida ao cargo para o biênio 2020-2022

Na noite de sexta-feira, 31, foi realizada a cerimônia de posse da procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane, um importante evento para a sociedade, que representa a efetividade do respeito à democracia. Com seu perfil democrático, o governador Gladson Cameli afirmou durante a solenidade que a permanência da procuradora no cargo se dá em decorrência da maioria dos votos conquistados pela então candidata, durante a eleição realizada pelo Ministério Público do Acre (MPAC).

A posse e recondução da procuradora-geral de Justiça ao cargo ocorreu durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do MPAC, celebrada no auditório da Uninorte.

“O processo de escolha do dirigente maior do Ministério Público é democrático, e foi justamente respeitando este princípio áureo da nossa constituição que, após o pleito eleitoral, tomei a minha posição de salvaguarda do regime que enobrece a missão constitucional deste ministério, pois foi igualmente por ele que me tornei governador deste estado”, destacou Gladson Cameli.

Em seu discurso, o governador expressou seu respeito à democracia Foto: Diego Gurgel

Ao tomar posição para seu discurso de posse, Kátia Rejane agradeceu a presença das autoridades e iniciou com as seguintes palavras:

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará.  Referencio as palavras do salmista Davi para externar a minha mais profunda alegria, confiança e gratidão pela recondução ao cargo para o biênio 2020-2022, a Deus toda honra e glória. Sou grata também aos meus pares procuradores e promotores de Justiça que apostaram nessa recondução, expressa nos votos de quase 70% da classe, posicionando-me em primeiro lugar da lista tríplice”.

Kátia Rejane durante a cerimônia de posse Foto: Diego Gurgel

Sobre a tomada de decisão do governador, Kátia Rejane, expressa: “E faço um agradecimento também ao excelentíssimo governador do estado do Acre, Gladson de Lima Cameli, pela sua mais bela demonstração pública de que é um verdadeiro democrata e estadista ao reconhecer e acatar a decisão da maioria, nomeando-me para o exercício de mais uma gestão frente ao Ministério Público do estado Acre”.

Recondução ao cargo do corregedor-geral, Celso Jerônimo de Souza Foto: Diego Gurgel

No mesmo evento, o órgão colegiado da instituição reconduziu ao cargo o corregedor-geral, Celso Jerônimo de Souza. Também tomaram posse os procuradores de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, Álvaro Luiz Araújo e João Marques Pires, como membros titulares do Conselho Superior, órgão que zela pelos princípios institucionais.

A administração superior do MPAC compreende a Procuradoria-Geral de Justiça, a Corregedoria-Geral, o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores, órgãos responsáveis por atuar e deliberar em assuntos administrativo, funcionais e institucionais, sendo que nos dois últimos anos as decisões são tomadas conjuntamente.

Procuradora-geral é a terceira mulher a assumir o cargo no MPAC  Foto: Diego Gurgel

Kátia Rejane de Araújo é natural de Rio Branco (AC), formada em agronomia e direito pela Universidade Federal do Acre. Ela ingressou na carreira do Ministério Público em 1996, atuando na Comarca de Xapuri. Em 2018, tomou posse como procuradora-geral, sendo a terceira mulher eleita para o cargo no MP acreano.

Durante sua fala, a procuradora destacou sobre os avanços da instituição e dos projetos futuros, como a construção da sede do MPAC. Destacou as ações de combate à corrupção e a recuperação de aproximadamente R$ 7 milhões em tributos, no ano de 2019, por meio de ações conjuntas com vários órgãos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter