Gladson Cameli prestigia posse na Defensoria Pública do Estado

Durante discurso, governador firmou compromisso de levar defensores públicos para maioria dos municípios acreanos

A defensora pública Roberta Caminha foi reconduzida ao cargo de defensora-chefe da Defensoria Pública Estadual (DPE) para o biênio 2019-2020, no final da tarde desta quarta-feira, 30, durante solenidade realizada na sede do órgão. O evento foi prestigiado pelo governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, pelo vice-governador, Major Rocha, pelo prefeito de Rio Branco em exercício, Antônio Morais, e por outras autoridades.

Governador Gladson Cameli assina termo de posse que ratifica a defensora-geral, Roberta Caminha, no cargo, após ser eleita pelos seu pares por maioria (Foto: Odair Leal/Secom)

No discurso de posse, Caminha destacou os avanços alcançados durante a sua gestão à frente da DPE. Nos últimos dois anos, a Defensoria realizou diversas ações sociais e fortaleceu a atuação no interior do estado.

Segundo a defensora-chefe, a instituição realizou 160 mil atendimentos, dos quais pelo menos 22 mil assistências jurídicas foram realizadas de forma itinerante. O montante representou 90% dos processos cíveis e criminais que ingressaram no Poder Judiciário, entre os anos de 2017 e 2018.

Reeleita com a maioria dos votos, numa lista tríplice de defensores públicos que concorriam ao cargo de chefia, Roberta Caminha afirma que a principal meta é ampliar a presença da DPE nas cidades do interior.

“Atualmente, estamos presentes em apenas cinco municípios. No último concurso público, 15 novos defensores públicos vão reforçar o nosso quadro, e a nossa prioridade é que todos estes profissionais atuem no interior”, explicou a defensora-chefe.

Defensora-geral em seu discurso para colegas da DPE e autoridades convidadas (Foto: Odair Leal/Secom)

O governador Gladson Cameli reafirmou o compromisso de valorizar a Defensoria Pública Estadual. Para o gestor, a função desempenhada pelo órgão é a garantia de justiça social aos mais necessitados.

“Meu primeiro compromisso com a Defensoria Pública é a cessão do antigo prédio do Tribunal de Justiça, na avenida Ceará. Ali, os defensores e a população terão um espaço digno, e também vou lutar incansavelmente para levar defensores público para a maioria dos nossos municípios. Como governador, não quero que nenhum cidadão acreano seja injustiçado pela falta de um defensor público”, pontou Cameli.

Para a numerosa plateia, Cameli tornou a anunciar que a Defensoria Pública Estadual terá uma sede própria em Rio Branco, pela primeira vez na história da instituição, gerando uma economia de cerca de R$ 600 mil ao ano, com o pagamento de alugueis.

Evento foi prestigiado por diversas autoridades de todos os poderes (Foto: Odair Leal/Secom)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter