Gladson Cameli garante apoio em possível antecipação de vacina para agentes de Segurança Pública

Representantes de sindicatos ligados aos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Perícia Criminal e Polícia Federal solicitaram ao governador Gladson Cameli prioridade na vacinação de agentes de Segurança Pública. A proposta foi entregue, por meio de requerimento, ao chefe do Poder Executivo, nesta quarta-feira, 24.

Sindicatos ligados aos profissionais da Segurança Pública entregaram requerimento solicitando prioridade de vacinação para esse grupo de servidores. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A reunião, realizada na Secretaria da Casa Civil, foi marcada pelo diálogo. O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, que também é delegado de polícia, explicou os motivos do pedido de antecipação. Segundo o gestor, os profissionais estão na linha de frente desde o começo da pandemia do novo coronavírus e expostos, diariamente, a contaminações.

O prefeito argumentou ainda que o Plano Nacional de Imunização (PNI) aponta que cada estado e município tem autonomia para definir seus próprios grupos prioritários. Em Epitaciolândia, o gestor priorizou a vacinação de cerca de 130 agentes de Segurança Pública que moram na cidade.

“O índice de contaminação do operador de Segurança Pública é três vezes maior que o de trabalhadores da Saúde. Então, precisamos de um olhar mais criterioso com a lista do Plano Nacional de Imunização, que não prioriza os profissionais da segurança da maneira que gostaríamos”, enfatizou.

O governador reconheceu atuação dos agentes de segurança e assegurou apoio para viabilizar antecipação da vacina. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Gladson mostrou-se favorável ao pedido e assegurou seu apoio para viabilizar a possível antecipação da vacinação dos servidores das forças policiais. Cameli explicou ainda que os órgãos de controle serão consultados e espera por um respaldo jurídico para que o andamento da campanha de vacinação não seja prejudicado.

“Os profissionais da Segurança Pública têm o meu profundo respeito e admiração pelo excelente trabalho desempenhado durante esta pandemia. Eles não pararam um dia sequer em defesa da sociedade. Por isso, o pedido de antecipação da vacina conta com o meu apoio e espero, muito em breve, trazer uma resposta positiva sobre o assunto”, revelou.

O aceno positivo do governador foi comemorado pelo presidente da Associação dos Militares do Acre (AME-AC), Kalil Aquino. Atualmente, o Acre possui cerca de 5,5 mil agentes de Segurança Pública.

Atualmente, Acre conta com 5,5 mil servidores somente na Segurança Pública. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Desde janeiro deste ano, solicitamos aos gestores que analisem a necessidade de antecipar a vacinação dos servidores da Segurança Pública. Vimos a boa vontade do governador em sanar a questão, que é essencial. Esperamos que os demais órgãos que serão consultados pelo Estado possam ter a mesma sensibilidade”, pontuou Aquino.

O presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar, Igor Oliveira, também avaliou o encontro de forma positiva e espera que a solicitação seja atendida no menor tempo possível. “Dentro do que esperávamos, o bom senso prevaleceu no sentido de perceber que os operadores de segurança estão, desde o início da pandemia, atuando 24 horas nas ruas sem nenhum tipo de alteração. Mais do que o justo o aceno positivo do governador”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter