O governador do Acre, Gladson Cameli, esteve reunido com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, em Brasília, na tarde desta terça-feira, 19. Em pauta o reconhecimento da situação de emergência em Cruzeiro do Sul, devido à cheia do Rio Juruá.
O decreto será publicado no Diário Oficial da União na quarta-feira, 20. O município decretou situação de emergência no início do mês de fevereiro depois que mais de seis famílias das áreas urbana e rural foram atingidas pela enchente.
O governo do Estado, por intermédio da Defesa Civil, vem trabalhando em parceria com a prefeitura no auxílio às vítimas.
Durante a reunião, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, apresentou relatórios detalhando a situação do município e solicitando o apoio do Ministério para a construção de 1.200 casas para a retirada das famílias de forma definitiva das áreas de risco. Estudos estão sendo feitos para definir as ações de ajuda humanitária.
Outro assunto debatido durante a agenda foi sobre a possibilidade do Ministério intermediar um encontro bilateral com o governo peruano, momento no qual serão discutidas normas para a viabilização da exportação de carne bovina.
Também participaram da agenda os deputados federais Jesus Sérgio, Jéssica Sales, Vanda Milani, Mara Rocha e os senadores Mailza Gomes, Márcio Bittar e Sérgio Petecão