Gladson Cameli conhece plano de gestão estratégica do governo de Mato Grosso do Sul

Conhecer experiências exitosas promovidas pelo governo de Mato Grosso do Sul. Esse foi o principal motivo da visita do governador Gladson Cameli à cidade de Campo Grande, nesta segunda-feira, 6. Na reunião, que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, foram apresentados o plano de gestão estratégica e os resultados alcançados pela atual administração em prol do desenvolvimento do estado.

Nesta segunda-feira, 6, governador Gladson Cameli conheceu experiências exitosas desenvolvidas pelo governo do Estado do Mato Grosso do Sul Foto: Diego Gurgel/Secom

O Mato Grosso do Sul é governado por Reinaldo Azambuja desde 2015. Neste período, o estado localizado na região Centro-Oeste do país criou vários programas governamentais de sucesso e conseguiu avançar em áreas importantes, como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, esporte, cultura e lazer.

“Somos o sexto estado mais competitivo do Brasil, o primeiro do Centro-Oeste. Estamos em primeiro lugar no ranking nacional que mede investimentos per capita. Temos a quinta menor taxa de desemprego do país e a terceira menor de desocupação, de acordo com o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística]. Na segurança, somos o estado que mais esclarece homicídios. E na saúde, temos destaque na vacinação contra a Covid-19”, afirmou Azambuja.

Governador Reinaldo Azambuja destacou avanços alcançados pelo Mato Grosso do Sul nos últimos anos Foto: Diego Gurgel/Secom

Gladson Cameli parabenizou as iniciativas do governo do Mato Grosso do Sul e aproveitou a oportunidade para defender maior intercâmbio entre os governos estaduais para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços públicos oferecidos à população.

“O que vimos aqui é resultado de muito trabalho e, ao mesmo tempo, compromisso com as pessoas. O governador Reinaldo Azambuja e sua equipe estão de parabéns. A nossa vinda é, justamente, para conhecer o que o governo de Mato Grosso do Sul tem de melhor para levarmos ao nosso estado. Inclusive, seria muito interessante que nós, governantes, pudéssemos trocar mais experiências porque quem ganha com isso é a população ”, pontuou.

Governador Gladson Cameli parabenizou iniciativas do governo de Mato Grosso do Sul e defendeu maior intercâmbio entre os estados brasileiros Foto: Diego Gurgel/Secom

MS Contrata + e Carbono Neutro

Dois programas desenvolvidos pelo governo sul mato-grossense foram apresentados de maneira detalhada ao governador Gladson Cameli. Um deles trata-se do MS Contrata +, implantado pela Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab).

O MS Contrata + é um aplicativo gratuito destinado a usuários de smartphones que estão a procura de emprego ou tenha algum serviço a oferecer. Na ferramenta, é possível cadastrar currículos profissionais e intermediar contratações. Em menos de um ano de funcionamento, mais de 102 mil pessoas e 1,2 mil empresas utilizam o dispositivo virtual. A iniciativa já foi adotada pelos governos de Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A ideia é que o modelo também seja ofertado no Acre.

Outro audacioso programa é o Carbono Neutro. O governo de Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de zerar a emissão de carbono na atmosfera até 2030. O gás é um dos principais responsáveis por provocar o aumento da temperatura global, o chamado efeito estufa.

Secretário Jaime Verruck explicou que objetivo do governo é tornar Mato Grosso do Sul território carbono neutro até 2030 Foto: Diego Gurgel/Secom

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, o Mato Grosso do Sul é o primeiro lugar no mundo a produzir carne com carbono neutro. Outro objetivo do estado é reduzir o lançamento de gás metano produzido por bovinos, um grande desafio para locais que se destacam pela pecuária.

“A sustentabilidade é tratada como pública de Estado. emos uma meta ambiciosa e estamos trabalhando de forma séria e bastante comprometida para obtermos a certificação de território carbono neutro até 2030”, explicou Verruck.

O encontro realizado no Parque dos Poderes contou ainda com a participação da secretária-adjunta de Planejamento e Gestão do Acre, Kelly Lacerda, e o diretor de Administração Tributária da Secretaria da Fazenda do Acre, Clóvis Monteiro. Pelo Mato Grosso do Sul, acompanharam o diretor-presidente da Funtrab, Marcos Derzi, e o superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Thaner Nogueira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter