Gestores participam de jornada pedagógica sobre educação de jovens e adultos

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) promoveu nesta quinta, 11, a II Jornada Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação se deu no Instituto de Educação Lourenço Filho, em Rio Branco, e reuniu cerca de 50 profissionais, entre gestores escolares e coordenadores de ensino.

A ação reuniu cera de 50 profissionais da Educação de Jovens e Adultos. Foto: Dayana Soares/SEE

O objetivo é fornecer orientações para o desenvolvimento do segundo semestre letivo e apresentar estratégias que auxiliem nos processos de ensino e aprendizagem, visando fortalecer o trabalho educacional, oferecendo ferramentas e orientações relevantes para o aprimoramento das práticas pedagógicas.

O coordenador da EJA no Estado, Jessé Dantas, ressalta que durante a jornada são abordadas as funções sociais da Educação de Jovens e Adultos que se constituem em reparar o direito à educação negado, assegurar igualdade de oportunidades educacionais e promover a educação contínua e qualificação ao longo da vida.

“A importância desse trabalho em sala de aula reside na sua contribuição para a capacitação dos alunos, visando sua inserção no mercado de trabalho e o contínuo progresso profissional”, destaca.

Durante a atividade foram abordadas as ações sociais da EJA. Foto: Dayana Soares

Atualmente, a modalidade é oferecida em 27 escolas da rede estadual em Rio Branco, com cerca de oito mil estudantes matriculados. Uma dessas instituições é a Escola Frei Heitor, localizada na Cidade do Povo, na capital, onde 547 alunos são atendidos no turno da noite.

A coordenadora pedagógica da unidade, Jaísa Guedes, aponta que a EJA desempenha um papel transformador na região, “não apenas promovendo o aprendizado, como também criando um ambiente acolhedor para a comunidade escolar”.

Para a gestora da Escola Terezinha Migueis, Maria de Jesus Araújo, ações como a jornada são importantes para o aperfeiçoamento do trabalho no dia a dia, pois desenvolver a Educação de Jovens e Adultos é um desafio. “O nosso público é aquele que não teve oportunidade no início da vida escolar e que hoje luta para concluir os estudos. É uma luta deles e nossa também”, reforça.

As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos continuam abertas em todo o estado até o dia 31 de agosto. Os interessados podem procurar a escola mais próxima de sua casa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter