Gestores municipais serão capacitados sobre estratégias de fortificação infantil

A Divisão de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza nesta quarta-feira, 8, uma oficina de trabalho sobre a Estratégia de Fortificação com Micronutrientes em Pró-NutriSUS.

Com início previsto para as 8h30, no auditório do Acreprevidência, a oficina tem por objetivo capacitar os gestores municipais das áreas de saúde e educação sobre o programa.

De acordo com a gerente da Divisão de Alimentação de Nutrição, Deltirene Cardoso, a capacitação é para nivelar o conhecimento dos gestores, analisar as dificuldades encontradas e com isso trabalhar na divulgação e aperfeiçoamento do programa.

A Estratégia de Fortificação Infantil com Micronutrientes em Pó-NutriSUS consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó a uma das refeições oferecidas para as crianças diariamente.

No Acre, desde 2015 nove municípios das três regiões de saúde foram contemplados com a estratégia, totalizando 22 creches, prevendo o alcance de 2.634 crianças.

Os sachês são distribuídos pelo Ministério da Saúde (MS) e administrados nas creches para crianças de seis a 24 meses de idade.

Os municípios contemplados nas três regionais são Acrelândia, Jordão, Manoel Urbano, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Brasileia, Xapuri, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Os micronutrientes em pó são embalados individualmente na forma de sachês (1 grana) e acrescentados e misturados às preparações alimentares, obrigatoriamente no momento que a criança vai comer.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter