Gestores escolares recebem formação para trabalhar a inclusão educacional

Construir uma política de respeito às diferenças é o grande desafio colocado em debate no encontro

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Encontro proporcionou troca de experiências com os profissionais de educação (Fotos: Eunice Caetano/SEE)

Gestão Inclusiva: a escola dos diferentes ou escola das diferenças? Este é o tema do I Encontro de Educação Inclusiva para gestores e coordenadores das escolas públicas de Rio Branco, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, através da coordenação de Educação Especial. O evento teve início nesta segunda-feira, 30, com uma palestra da pedagoga Rosângela Machado, doutoranda e mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e autora de várias obras sobre Educação Inclusiva.

De acordo com a coordenadora da Educação Especial no Acre, Claudia de Paoli, o objetivo do evento é refletir sobre as possibilidades e desafios de uma educação inclusiva, entendendo que esta não se refere apenas a alunos especiais, mas constitui-se numa política de respeito às diferenças.

O evento contou com cerca de 200 profissionais, dialogando sobre o que representa de fato a inclusão. A palestrante explicou que a inclusão deve ter o foco no diferente e na diferença, e não se limitar apenas a valorizar o excluído, mas respeitar as diferenças de todos os sujeitos.

A gestora da escola Raimunda Balbino afirma que eventos como este são subsídios para uma prática pedagógica eficaz. "Discutir sobre inclusão nos faz pensar em novas estratégias de ensino, a partir do princípio de que a inclusão não se limita a trabalhar só com o excluído, mas com todos", comenta Alice da Conceição.

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