Gestores do Acre participam de encontro nacional de perícia criminal

(Foto: Cedida)
No encontro, há troca de experiências em procedimentos periciais (Foto: Cedida)

O 29º Encontro Nacional dos Dirigentes-Gerais de Órgãos Periciais Forenses do Brasil, realizado entre os dias 12 e 14 de abril, no Rio de Janeiro, reúne representantes de todo o país. Com apoio do Ministério da Justiça, o evento quer promover a troca de boas práticas de gestão, tecnologias e uniformização de procedimentos periciais no Brasil.

O Acre, representado pelo secretário de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela e o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Halley Vilas Bôas, participou das rodadas de discussões e contribuiu com a troca de experiências e debates sobre medidas para fortalecimento do setor de perícia criminal.

“O encontro tem importância fundamental para a perícia no Brasil e nós estamos atentos aos avanços, para melhorar o atendimento à sociedade, seja com celeridade na confecção de laudos ou até mesmo na coleta de provas que possam ajudar a solucionar casos complexos”, disse Carlos Flávio.

O que foi deliberado

Conforme diagnóstico apresentado sobre a perícia no Brasil, durante o encontro foi observada a necessidade da implantação de um módulo da Perícia pelo Sistema Nacional de Estatística em Segurança Pública (Sinesp). Essas estatísticas vão fomentar um banco de dados de cada estado e para a União, com intuito de subsidiar as políticas de segurança pública.

O procedimento também servirá para a confecção de projetos de captação de recursos que possam modernizar as polícias científicas do país, com a aquisição de viaturas específicas para locais de crime, insumos laboratoriais, aquisição de maletas completas de engenharia legal, revelações e levantamento de impressões de pele, entre outros itens.

“Teremos mais celeridade e qualidade no atendimento a todos os locais de crimes, uma vez que a polícia técnica continuará dando suporte de excelência à demandas colocadas”, relatou Vilas Bôas.