Gestores do Acre participam de capacitação técnica para certificação internacional em créditos de carbono florestal

O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC) e da Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA), dá mais um importante passo para alcançar o padrão de certificação internacional de carbono florestal, ao participar da capacitação técnica promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Realizada pela WayCarbon, empresa especializada em mudanças globais do clima, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias e negócios, a capacitação teve início nesta segunda, 4, e se encerrou na tarde desta quarta-feira, 6, na Embaixada do Reino Unido, em Brasília (DF).

Gestores do Acre participam capacitação para certificação internacional em créditos de carbono financiada pelo Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega. Foto: cedida

A equipe técnica do Acre foi comandada pelo presidente do IMC, Leonardo Carvalho, e o presidente da CDSA, José Luiz Gondim; acompanhados do chefe de Regulação do IMC, Leonardo Ferreira e do Controle Interno da CDSA, Marcelo Ferreira. Participaram também representantes do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

As oficinas visam qualificar gestores e técnicos dos estados para a implementação do processo metodológico dos níveis estaduais de creditação, visando à habilitação ao padrão ART/Trees, de excelência em créditos de carbono, o que será feito com base na metodologia do Nível de Referência de Emissões Florestais (Frel) Nacional do Brasil. Essa iniciativa é fundamental, pois permitirá a reprodução de dados necessários para o cálculo dos níveis de crédito estaduais.

O presidente do IMC, Leonardo Carvalho, explica que a capacitação irá orientar o corpo técnico do Acre para as próximas fases da certificação. Foto: cedida

O presidente do IMC, Leonardo Carvalho, explica que a capacitação irá orientar o corpo técnico do Acre a trabalhar na reprodução de dados necessários para o cálculo dos níveis de crédito estaduais, assim como a viabilização da continuidade para as próximas fases de monitoramento das submissões estaduais.

O presidente da CDSA, José Luiz Gondim, destaca que a capacitação irá contribui para que estados que integram a Amazônia Legal possam cumprir os requisitos necessários para alcançar os padrões de certificação internacionais de alta integridade em créditos de carbono e, então, acessar recursos de fundos climáticos.

Além dos gestores e técnicos do IMC e da CDSA, participam também equipes do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Foto: cedida

As capacitações foram divididas em dois módulos: Processo Metodológico: Dados de Atividade e Fatores de Emissão e Estimativa de Emissões de Carbono. Em novembro do ano passado, gestores acreanos participaram da primeira capacitação sobre mensuração, relatoria e verificação (MRV) em REDD+ Jurisdicional.

Iniciativa reuniu gestores e técnicos em três dias de capacitações técnicas realizadas na Embaixada do Reino Unido, em Brasília (DF). Foto: cedida

Saiba mais

A iniciativa é parte do projeto Destravando e Alavancando o Desenvolvimento de Baixas Emissões na Amazônia (Janela B) da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCFTF). O Pnud fornece apoio técnico aos estados da Amazônia Brasileira em financiamento de REDD+ com a consultoria da WayCarbon, particularmente nas questões de MRV. O projeto é financiado pelo Ministério de Clima e Meio Ambiente da Noruega.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter