Gestores discutem ações de saúde voltadas para internos do ISE

O Instituto Socioeducativo (ISE), em parceria com várias entidades do Estado e da prefeitura de Rio Branco, pactuou na terça-feira, 19, um Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) para tratar de ações a serem executadas pelo sistema de saúde com vistas à atenção integral à saúde do adolescente privado de liberdade.

Segundo Rafael Almeida, presidente do ISE, a iniciativa mostra que o Estado se preocupa também com a saúde dos adolescentes, vulneráveis pela ausência de informação qualificada a doenças compulsórias como as DST/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis.

“Precisamos entregar ao adolescente informação esclarecedora, capaz de estabelecer conceitos e maneiras de produção social da saúde. Estamos fazendo um esforço interinstitucional para avançar com os serviços em todos os centros socioeducativos do Acre”, explica Almeida.

Profissionais de diversas instituições se reuniram para discutir o funcionamento do GTI (Foto: Pedro Paulo)
Profissionais de diversas instituições se reuniram para discutir o funcionamento do GTI (Foto: Pedro Paulo)

O GTI tem como principal objetivo proporcionar aos centros a participação em programas e projetos que articulem saúde, prevendo o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos adolescentes e jovens brasileiros.

“O conselho vai monitorar também a política de atenção ao adolescente que cumpre medidas socioeducativas. Além de acompanhar diagnóstico e tratamento de portadores de doenças compulsórias”, disse Márcia Corsini, coordenadora da aérea técnica de Saúde do Adolescente da Prefeitura de Rio Branco.