Gestores debatem Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre

Diretores da Seaprof e equipe de coordenação do PDSA participaram da reunião no gabinete do titular da Seplan (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Diretores da Seaprof e equipe de coordenação do PDSA participaram da reunião no gabinete do titular da Seplan (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O secretário de Planejamento do Acre, Márcio Veríssimo, recebeu na manhã desta quinta-feira, 27, uma equipe da Secretaria de Assistência Técnica e Extensão Rural (Seaprof) para discutir as ações conjuntas referentes ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA).

O objetivo da reunião foi alinhar procedimentos, discutir os gargalos e definir as ações necessárias para o sucesso do programa. O PDSA é desenvolvido por meio de uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiando comunidades rurais nas cadeias produtivas da borracha, castanha e fruticultura.

Atualmente, existem 21 planos de ação do programa em fase de elaboração que vão beneficiar 584 famílias produtoras rurais. Só com esses planos, o investimento é superior aos 5 milhões de reais.

“Esse segmento, que envolve floresta, extrativismo e fruticultura, é importante para a economia do estado. A intenção do governo é beneficiar cerca de 30 mil famílias, melhorando suas rendas e dando oportunidade a essas pessoas”, destaca Veríssimo.

A Seaprof levou à reunião todos os seus diretores e a coordenação do PDSA. Ficou decidido que serão realizadas reuniões periódicas, por meio de um comitê operacional, para acompanhar o fluxo dos procedimentos exigidos pelo programa.

Glenilson Figueiredo, titular da Seaprof, afirma que o PDSA é um dos principais programas desenvolvidos no Acre na área da produção. Por isso, é necessário que se cumpram os cronogramas e requisitos exigidos para que os benefícios alcancem os produtores rurais.

“Precisamos potencializar nossos parceiros. Por isso estamos montando essa força tarefa para tirar os entraves para executar nossos programas com maior agilidade e precisão”, disse.