Visando ofertar ações de educação permanente e qualificação da gestão para potencializar os processos de melhoria do acesso e da qualidade na Atenção Primária, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) iniciou nesta quinta-feira, 28, o Curso de Aperfeiçoamento de Gerência de Unidades Básicas de Saúde, Gestão da Clínica e do Cuidado.
A aula inaugural ocorreu pela manhã, no auditório da Sesacre. Além dos gestores, participaram da abertura, o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Raicri Barros, representantes de departamentos da secretaria e da Universidade Federal Fluminense (UFF), instituição responsável pela capacitação
“Essa é mais uma ação promovida pela nossa gestão que objetiva gerar os movimentos de mudança, do cuidado, aprimorando o processo de trabalho das equipes, por meio da oferta de apoio institucional aos gestores municipais”, explicou Barros.
Participam do curso, profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Rio Branco e Brasileia. As aulas serão ministradas por um especialista em Saúde da Família da Universidade de Rondônia. Com duração de 180 horas, serão realizados três encontros presenciais a cada dois meses.
“A proposta é apoiar a formação de gerentes das UBS, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços na Atenção Básica e com a organização das redes de atenção à saúde”, disse o coordenador do curso, Marcuce Santos.
O curso é parte das ações do terceiro ciclo do Programa de Melhoria do Acesso de Qualidade à Saúde (PMAQ), que tem como foco incentivar os servidores e gestores das UBS de todo o estado a melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população.