Para que sejam criadas estratégias que possibilitem a melhoria ao acesso da Atenção Básica para a população, foi realizada nesta terça-feira, 12, no auditório do Acreprevidência, a oficina de apoio do 3° Ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). O encontro reúne gestores da região do Baixo Acre.
O objetivo do encontro é fomentar e difundir estratégias que busquem aumentar a capacidade de gestão em conjunto com as equipes de saúde da família, para assegurar o maior acesso e qualidade à população.
A oficina foi direcionada para 30 profissionais da saúde dos 11 municípios que compõem a região do Baixo Acre. “Este programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde [MS] e já está sendo realizado desde 2011, visando à qualificação do serviço e um melhor atendimento a população, para que seja resolutivo e a população tenha um atendimento de qualidade na atenção básica”, informou Marília Carvalho, gerente da Divisão da Atenção Primária.
Esse encontro já foi realizado com os gestores municipais de saúde do Alto Acre. Até a segunda quinzena do mês de fevereiro, a oficina deve ser direcionada aos gestores da região do Juruá, concluindo a capacitação dos gestores de todos os municípios do estado.
Para a secretária de Saúde de Sena Madureira, Jocilda Melo, a capacitação é necessária para o bom desempenho da gestão no município. “A realização desta oficina é de extrema importância. É por meio dela que nos capacitamos para que possamos colocar em prática o atendimento mais humanizado e com qualidade nas unidades básicas de saúde”, observou.
Em Sena Madureira, das 15 equipes de saúde que realizam atendimento a população, 12 já receberam a capacitação do PMAQ.