Desenvolvimento e pesquisa

Gestores de governo vistoriam obra do CVT Bambu

Prédio já está em fase final de construção; expectativa é de que seja entregue no fim de dezembro (Foto: Angela Peres/Secom)

Os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Renata Souza, e de Obras Públicas (Seop), Átila Amaral, vistoriaram na manhã desta quinta-feira, 30, as obras do Centro Vocacional Tecnológico do Bambu (CVT Bambu). O prédio já está em fase final de construção, e a expectativa é que seja entregue no fim de dezembro.

A iniciativa é parte de convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e governo no Acre, de um total de R$ 2.593.473,29. Desse valor, R$ 200.659,68 foi destinado apenas para a edificação do local, que é localizado no terreno da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Com o espaço externo todo construído de Bambu, a sede do CVT será uma espécie de nascedouro do desenvolvimento do uso da planta no Acre.

“Toda a parte de cobertura são com cavacos de madeira tratados e impermeabilizados. O start desse tipo de trabalho foi dado no Quiosque do Parque, e a pedido do governador Tião Viana, pretendemos aplicar a obra prima em outros locais da cidade, como o Lago do Amor, por exemplo”, diz Átila.

O CVT Bambu está sendo instaurado no terreno da Funtac (Foto: Angela Peres/Secom)

O espaço ainda será voltado para capacitação, qualificação profissional e inserção de grupo ou indivíduos no mercado de trabalho. “O CVT será um ponto de pesquisa e desenvolvimento do bambu. A intenção é que esse trabalho seja uma nova referência de economia do estado”, ressalta Renata.

A gestora ainda destaca que outros trabalhos neste setor também estão sendo feitos, tais como a construção de bambuzerias e a oferta de oficinas de capacitação para produtores dos municípios.

O projeto CVT Bambu tem gestão integrada pelas instituições públicas de tecnologia do Estado, e conta com a parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sebrae, Associação de Manejadores de Madeira (Assimanejo) e Instituto Federal do Acre (Ifac).