Gestores de cultura participam de oficina para implantação do Criativa Birô

Participaram do encontro gestores de cultura do Acre, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná e Distrito Federal (Foto: Assessoria FEM)

Participaram do encontro gestores de cultura do Acre, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná e Distrito Federal (Foto: Assessoria FEM)

O encontro reuniu em Brasília gestores das secretarias de Cultura para planejar a implantação dos escritórios de apoio ao empreendedor criativo. Estiveram presentes representantes do Acre, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná e Distrito Federal. Francis Mary Alves de Lima, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour,  participou da ação.

O I Encontro de Gestão dos Criativas Birôs foi no formato de oficina de planejamento, coordenado pela Diretoria de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC).

“Discutimos a metodologia e construímos as estratégias conjuntas com os 12 estados e o Distrito Federal, que já firmaram convênio com o MinC para a implantação do Criativa Birô”, disse Luciana Guilherme , diretora da SEC/MinC.

O Criativa Birô – São escritórios que funcionarão como centros de apoio aos artistas e pequenos empreendedores criativos na estruturação e elaboração de modelos de negócios. Nas unidades estaduais, artistas e criativos irão dispor de consultorias nas áreas de gestão e empreendedorismo, assessoria jurídica, assessoria técnica e qualificação profissional, banco de dados e informações sobre o setor. Eles serão implementados em parceria com os governos estaduais, entidades do sistema S como Sebrae, Sesc e Senai e universidades públicas.

O primeiro Criativa Birô brasileiro será inaugurado em maio, no Rio de Janeiro. No Acre e demais estados, serão implantados no segundo semestre de 2013.

“Queremos trabalhar uma cultura empreendedora desses profissionais e ampliar a captação de recursos que hoje se restringe aos editais, mas existem alternativas. Sabemos também que podemos inovar, apostando em modelos de gestão e tecnologia sociais voltadas para organizações associativas”, disse Francis Mary, presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter