Gestores participam de oficinas de valorização do patrimônio histórico e cultural

O governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), deu início, na segunda, 16, no auditório do Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, ao projeto de Articulação Institucional para Reconhecimento, Fortalecimento e Valorização do Patrimônio Histórico e Cultural do Acre, coordenado pela Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação (DPHC/FEM).

Os gestores do município participaram de várias oficinas ministradas pela equipe do projeto e puderam discutir a respeito dos bens materiais históricos e culturais da localidade, e sobre o papel da gestão e da sociedade na valorização e proteção dos bens. O evento foi realizado em dois dias, um para realização das oficinas, visitas aos bens culturais identificados pela própria equipe gestora do município e outro para ações práticas propostas.

A equipe da FEM está capacitando servidores da cultura no interior do Estado. Foto: Assessoria FEM

Durante as visitas, todo o grupo da foi ao Centro Cultural do Juruá, fundado em 1912, que nos anos 60 abrigou a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e, posteriormente, o Poder Judiciário na cidade.

Mais de 20 gestores, servidores do núcleo local da FEM, membros do Conselho Municipal de Patrimônio e Cultura, participaram do projeto e foram capacitados pela oficina que teve carga de 16 horas.

O secretário de Cultura de Cruzeiro do Sul, Aldemir Maciel, destacou a importância do projeto para os gestores municipais e enalteceu o trabalho do Estado na política de fortalecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural.

“Quero agradecer à equipe do governo do Acre e à FEM por este momento de troca de conhecimentos. É muito importante o objetivo deste projeto para os gestores, ainda mais do interior. É um momento para construir um novo tempo voltado para fortalecer, valorizar e proteger nossos bens materiais, históricos e culturais”, destaca Maciel.

A primeira cidade visitada na segunda fase do projeto é Cruzeiro do Sul. Foto: Assessoria FEM

A coordenadora do projeto, Elane Cristine Almeida, enfatizou a relevância das atividades. “É de suma importância que os gestores possam compreender o espírito deste projeto, sua importância para o fortalecimento e valorização do patrimônio histórico e cultural do Acre, gerando em toda a sociedade o sentimento de pertencimento com os bens culturais e históricos”, disse.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest