Gestão pública e seus caminhos

Gestão Pública é área da administração voltada para o setor público, sendo responsável por trabalhar com pautas de interesse coletivo, como educação, saúde, moradia, trabalho e redução das desigualdades sociais.

Os profissionais que trabalham na área são chamados de gestores públicos. Sua função é planejar, implantar e supervisionar ações voltadas ao desenvolvimento da nação.

Ou seja, podemos afirmar que o principal objetivo do gestor público é garantir o desenvolvimento social e econômico da população através de ações eficazes e estratégicas.

A Gestão Pública é a área que analisa a configuração da sociedade e busca formas de melhorá-la através de políticas públicas.

Em função disso, os gestores públicos devem ter um conhecimento transversal, entendendo desde a legislação do setor até questões relacionadas à contabilidade.

Um ponto importante para destacar é que quando falamos em público não estamos nos referindo apenas às instituições ligadas ao governo.
Tal qual uma casa ou uma empresa, os serviços, bens e patrimônio públicos precisam ser adequadamente administrados para se tornarem eficientes, conseguindo atender às necessidades da população.

A principal diferença entre a gestão em organizações públicas e privadas é o objetivo final das ações.

As empresas do setor privado trabalham com um viés completamente diferente da iniciativa pública. Nas organizações privadas, o foco dos esforços vai todo para a obtenção de lucro e crescimento da corporação.

Os objetivos das empresas privadas giram em torno do cliente e do campo individual.

Já nas organizações públicas, a dedicação é voltada aos cidadãos e aos assuntos de interesse coletivo, sem perspectivas de lucrar com as atividades.

O objetivo das práticas administrativas públicas é melhorar a qualidade da população através de políticas e estratégias de cunho social e econômico.

Por mais que as duas áreas tenham muitas similaridades, afinal determinados conhecimentos podem ser aplicados tanto para o setor público quanto privado, a diferença está no objetivo final e no público alvo das ações.

Existem diversos caminhos que podem levar um profissional a trabalhar com Gestão Pública.

Profissionais diplomados em Administração e Políticas Públicas costumam ter as habilidades necessárias para atuar na área.

Dessa maneira, listamos algumas das principais responsabilidades do egresso de um Gestor Públicocuja atuação deve ser pautada pela Constituição Federal e requer o conhecimento de diversas áreas, como Administração, Direito, Economia e Gestão de Pessoas, por exemplo:

– Coordenar as equipes envolvidas direta ou indiretamente com instituições e serviços públicos, motivando e dando condições aos colaboradores para que eles alcancem os resultados desejados;

– Elaborar políticas públicas, respondendo também pelo planejamento e gerenciamento de projetos, que devem atender às principais necessidades da população;

– Controlar o orçamento, elegendo as áreas que serão tratadas como prioridade e definindo o montante que será distribuído a cada um dos setores;

– Traçar estratégias para assegurar a conservação e otimização do aproveitamento de bens, patrimônios e recursos públicos, tendo a transparência como um de seus princípios básicos;

– Acompanhar o desempenho de instituições e serviços públicos, fazendo uma análise de aspectos que podem ser melhorados. dentre outras.

 

 Luís Almir Brandão Soares é controlador geral do Estado, contador, pós-graduado  em Gestão Publica e Gestão pela Qualidade Total.

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