Galeria do Palácio das Secretarias recebe mostra da artista Édila Maria

Com obras marcadas por esperança e superação, a exposição “Luz e Sombra: Superação. Deus. Fé. Gratidão”, da artista plástica acreana Édila Maria, foi inaugurada nesta terça-feira, 15, na Galeria de Arte do Palácio das Secretarias, em Rio Branco. Promovida pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), a mostra segue aberta à visitação gratuita até o dia 15 de maio. 

A própria artista emocionou o público presente ao compartilhar a trajetória pessoal que deu origem às obras. “Essa exposição é um convite à reflexão sobre a vida, a fé e a capacidade humana de seguir em frente, mesmo diante da dor. Fala sobre luz e sombra — algo que todos nós temos dentro de nós. Escolhi o nome ‘Superação’ porque acredito que todos somos capazes de vencer e crescer, mesmo nas dificuldades. Onde há sombra, também há luz”, afirmou Édila Maria.

Com emoção e coragem, Édila Maria compartilhou a sua história. Foto: Andressa Larissa/Sead

A artista revela que seu processo criativo se intensificou durante o período da pandemia, especialmente após a perda de seu irmão, um momento difícil em sua história: “Foi um tempo de luto, mas também de entrega. Meu irmão era uma pessoa de muita fé, que sempre me dizia para orarmos uns pelos outros. Suas palavras me tocaram profundamente, e a pintura se tornou minha forma de manter viva essa fé e transmitir esperança”.

Com traços delicados e cores que simbolizam tanto a dor quanto a renovação, Édila traduz em arte a certeza de que é possível recomeçar. “Essa exposição é a minha forma de lembrar que Ele vive e que sempre há um novo dia para recomeçar com amor, união e paz”, afirma.

Promovida pela Sead, a exposição é parte das ações de humanização no ambiente de trabalho. Foto: Andressa Larissa/Sead

A chefe do Núcleo de Humanização da Sead, Laura Pontes, ressalta o impacto sensível da exposição na rotina dos servidores e visitantes do Palácio das Secretarias: “A arte tem um papel transformador no ambiente de trabalho. A mostra da Édila nos toca profundamente, pois nos lembra da força da fé, da empatia e da resiliência. Iniciativas como essa fortalecem os vínculos entre as pessoas, trazendo leveza e significado ao nosso dia a dia”.

A curadoria é assinada por Glicério Gomes, da Associação de Artistas Plásticos do Acre (Aapa), da qual a artista também faz parte. Aberta ao público até o dia 15 de maio, a exposição convida os visitantes a mergulharem em sentimentos de espiritualidade, acolhimento e reflexão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags:

plugins premium WordPress