Exposição de Simone Bichara reúne cerca de 30 obras em MDF, papel couchê, tintas acrílicas, nanquim e outros materiais
Mandala significa centro, circunferência ou círculo mágico. Tradicionalmente, servem como instrumento de meditação que intensificam a concentração no eu interior, a fim de levar a pessoa a atingir experiências significativas. Ajuda-nos a recorrer a reservatórios inconscientes de forças que possibilitam uma reorientação para o mundo exterior, é um veículo para auto-descoberta.
“Para mim as mandalas são janelas e portas para nosso mundo profundo. E é essa a idéia que eu quero passar para as pessoas que visitarem a exposição: a força que a mandala tem de harmonizar, de levar a pessoa a meditar, de equilibrar os ambientes” explica a artista, que já expôs seu trabalho em Rio Branco e em Brasília.
“O presidente da Fundação Elias Mansour tem grande importância nessa exposição: uma vez ele viu meu trabalho e perguntou se eu não tinha interesse em expor, pois era muito bonito. Como já pensava nisso, essa foi mais uma motivação para concretizar o sonho” conta Simone.
As obras são produzidas em MDF, papel couchê, com tintas acrílicas, nanquim, rejunte, dentre outros materiais que, juntos, transformam-se nas pinturas e mosaicos que serão expostos. “É um trabalho muito próprio. Quem visitar a exposição vai perceber que são mandalas muito diferentes, por conta da minha origem indígena” diz ela.
Antes de começar a produção, Simone visualiza o trabalho em sua mente. Assim, com a caneta nanquim, ela esboça toda a obra em preto e branco, para, depois colorir. “As vezes, no meio da produção, a concepção se transforma e eu acabo fazendo algo diferente do que planejei no início, como se a obra tivesse um poder próprio”.
Serão apresentadas cerca de trinta obras, que ficam expostas até o dia 6 de agosto de 2008. “Estou colocando mais energia nesse trabalho artístico e espero que as pessoas consigam visualizar a ligação que ele traz com a floresta, com os índios e com a espiritualidade que coloco no meu trabalho” finaliza Simone.
Serviço: Galeria de Arte Juvenal Antunes – Rua Senador Eduardo Assmar, 1291 – Tel.: 3223-9688