Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública realiza última reunião do ano

Durante a oitava reunião do GGI foram avaliadas ações de segurança pública do Estado e debatida proposta de criação de um grupo operacional em 2011

O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública voltou a se reunir na tarde de segunda-feira, 29, para debater e avaliar as ações relacionadas à segurança pública. Essa é a oitava vez que representantes dos órgãos de Segurança Pública do Estado, como, polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica, DETRAN e do Instituto de Administração – IAPEN, Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual, se juntam para apresentar e avaliar as ações em andamento e as já realizadas em cada setor e também para propor atividades conjuntas que visam diminuir a violência e a criminalidade no Estado em 2011.
 
Um dos temas discutidos durante o encontro do GGI foi o tráfico internacional de drogas , tema prioritário do colegiado, que usa o Estado como uma das principais rotas de entrada de entorpecentes no País através da fronteira com a Bolívia e o Peru. Foi apresentado aos participantes um estudo feito sobre a problemática com levantamentos das rotas usadas pelos traficantes e demais dados pertinentes sobre o assunto que serão usados nas próximas operações. Durante a reunião também foi proposto a criação de um grupo operacional para atuar diretamente nas ações de repreensão a criminalidade no Estado.
 
Para o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Adair Longuini, o Estado já demonstrou que é possível se ter sucesso no combate a criminalidade com ações conjuntas, "O Estado é um só, e que se tem visto nos últimos anos é que algumas soluções só serão possíveis havendo uma união de esforços e de um trabalho em conjunto, sem isso nós não iremos a lugar nenhum, por isso volto a repetir, as ações dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo precisam ser conjuntas", disse.
 
A secretária de Segurança, Márcia Regina, apresentou durante o encontro um balanço dos últimos meses. Ela enfatizou os avanços alcançados a partir da reestruturação dos aparelhos de segurança pública, do policiamento ostensivo, o aumento de policiais nas ruas e a maior proximidade das policiais com os cidadãos. "Obtivemos vários pontos positivos a partir da criação do GGI, a união e a integração das instituições, a reestruturação das forças policiais e o apoio incessante do Governo do Estado foram fundamentais para esse primeiro momento, agora temos que dar continuidade a esses trabalhos para que o combate a criminalidade ocorra em toda a estrutura da justiça criminal.", destacou a Secretária.
 
A secretária apresentou ainda os últimos dados atualizados da violência no Acre, são números considerados as conquistas do Gabinete de Gestão Integrada, como a redução do número de assaltos nos últimos meses e a queda nos índices de outros crimes como, furto, agressão física, violência domestica, entre outros.
 
Na ocasião foi assinada pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Adair Longuini e o Secretário de Polícia Civil, Emylson Farias uma portaria que visa dar uma maior celeridade na entrega de mandados de prisão. A partir da publicação do documento no Diário Oficial da União – DOU, os mandados de prisão serão encaminhados diretamente a Polícia Civil através do Grupo de Capturas da Polícia Civil – GCAPC, com restrição apenas para os mandado de Prisão Preventiva e Provisória, que continuarão sendo encaminhados aos delegados que presidem os inquéritos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter