Futuros guias turísticos visitam a Setul

 Alunos do IDM, inscritos pelo Pronatec no curso técnico em Guia de Turismo, visitam a Setul (Foto: Assessoria Setul)

Alunos do IDM, inscritos pelo Pronatec no curso técnico em Guia de Turismo, visitam a Setul (Foto: Assessoria Setul)

Alunos do Instituto Dom Moacyr (IDM), inscritos pelo Pronatec no curso técnico em Guia de Turismo, visitaram a Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) na manhã de quarta-feira, 04. O diálogo foi sobre o futuro desses novos guias, que poderão contribuir com o turismo no estado.

Durante o encontro, o secretário de Turismo e Lazer, Leonildo Rosas, afirmou que nessa jornada o que mais vale é o aprendizado. “O trabalho de vocês é de suma importância para mostrar o estado às pessoas que nos visitam. Temos uma história muito bonita e vocês são os porta-vozes”, disse.

A evolução na área do turismo nos últimos anos e a capacitação técnica que se tem disponível, com o diferencial de humanização, também estiveram em pauta. Segundo Irleide Portela, turismóloga responsável pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a informação pode ser fornecida somente através de folders produzidos pela Secretaria, mas são as pessoas que contam sua história com motivação e orgulho que fazem a diferença.

Jaqueson Queiroga, chefe da Divisão de Marketing e Turismo, ressaltou a importância de que se conheça a história do estado, valorizando os locais turísticos já sinalizados pela Setul, considerando que esses pontos, Praça da Revolução, Palácio Rio Branco, Casa Chico Mendes, são mais que obras físicas, estão lá por terem uma história.

Apesar de jovens, os alunos se mostraram bastante entusiasmados, principalmente com o guia Mack Williamson Araújo de Oliveira. Mack, que começou seu trabalho no IDM, é guia em altas montanhas,trekking (caminhada), além de atleta. Os alunos viram nele um espelho do que poderão se tornar.

Os relatos, histórias e fotos com várias aventuras como guia no Acre e no Peru, despertaram a curiosidade dos jovens quanto às alternativas que existem para eles no futuro, podendo escolher serem guias turísticos urbanos, de ecoturismo ou de negócios.

O aluno Matheus da Silva, 16, falou animado sobre seus planos e sonhos. “Eu acho muito legal porque daqui a um tempo vou ter meu futuro garantido. Serei guia turístico. Aprenderei mais sobre a história do Brasil e depois vou passar para as pessoas”, e sonha: “Quem sabe um dia eu também não escalo montanhas.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter