Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito 2016 (SNT), o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) promoveu na terça-feira, 20, roda de conversa para futuros motoristas sobre as consequências de más escolhas no trânsito.
O evento contou com a presença de alunos do Programa Jovem Aprendiz no Trânsito e de Rebeca Di Paula, sobrevivente de um acidente de trânsito que foi convidada para participar da roda a fim de despertar a consciência de comportamentos seguros no trânsito.
Rebeca conta que sofreu o acidente na véspera do aniversário de 20 anos. “Estava na garupa de uma moto com um amigo não habilitado, quando um carro vindo em nossa direção colidiu com a gente. Foi a pior experiência da minha vida”, lembra.
“Meu amigo não se feriu muito, mas eu fui para debaixo do carro. Não lembro muita coisa, mas lembro a dor”, relata. Ela diz que teve três fraturas expostas, uma delas na perna (fêmur). “Infelizmente, não consegui recuperar minha perna e foi preciso amputá-la.”
A história de sobrevivência de Rebeca Di Paula contribuiu para ajudar na formação dos futuros motoristas, ainda muito jovens, a entenderem o comportamento correto no trânsito.
“O acidente de Rebeca não foi fatal, mas poderia ter sido. Ela ficou com sequelas que vai levar para o resto da vida. Queremos mostrar a esses jovens quais as conseqüências de se arriscar no trânsito e que a vida é mais importante e valiosa do que qualquer coisa”, explica a coordenadora de Educação Trânsito do Detran/AC, Geny Polanco.
A estudante do programa Kamila Venancio aprova a iniciativa do Detran. “Vou levar a história de Rebeca para minha vida, porque com o trânsito não se brinca”, destaca.
A Semana Nacional de Trânsito segue até o dia 25 próximo, com diversas ações de educação e orientação. Confira a programação completa no site do Detran.